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Há muito tempo, a sociedade vem convivendo com problemas trazidos de vários
períodos da História. No Brasil, as desigualdades de gênero, econômica e étnica são
vistas e vivenciadas pela maioria da população, ocasionando muitos prejuízos sociais.
O que se poderia fazer para derrotar essa adversidade?
Desde a Antiguidade, a desigualdade de gênero está enraizada na sociedade. Por
muito tempo, as mulheres não tinham poder participativo em espaços público, eram pro-
ibidas de trabalhar e não tinham autonomia sobre si. Após muita luta e com ajuda do fe-
minismo, mulheres conseguiram se inserir no mercado de trabalho, porém, os salários
não são igualitários. Mesmo com todas as dificuldades, as mulheres não irão desistir da igualdade de gênero, pois todas essas conquistas são o mínimo.
O Brasil tem uma desigualdade étnica e econômica muito evidente. Enquanto pes-
soas brancas estão em um alto cargo trabalhista e vivendo na riqueza, a população ne-
gra vive na linha da pobreza. Como diria o grupo " As Meninas", o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre. Mas, isto é ocasionando por um período histórico, pois desde o Brasil Colonial, os negros sempre foram marginalizados, enquanto os brancos sempre foram exaltados.
Portanto, a partir dos argumentos apresentados, observa-se que essas adversidades
são difíceis, mas possíveis de serem derrotados. Cabe à sociedade, aos poucos, aniquilar
toda essa cultura machista e racista em que o país está inserido e o governo deve investir em políticas étnicas e econômicas em prol de um país cada vez mais justo e igualitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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