• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Gui0303
#61584
A sociedade desde sua gênese, funcionou em um sistema desigual, onde uma minoria contém privilégios, controle político, capital, etc., tudo isso sustentado pela camada mais desfavorecida. Em todos os exemplos de sociedade há uma discrepância social, sendo alguns "superiores" socialmente perante a outros, como o faraó no Antigo Egito, o senhor feudal e a nobreza sobre os plebeus no feudalismo. Esses fatos se dão pelo da má distribuição de renda, e até mesmo pelo "status" do indivíduo em relação aos demais.

Segundo a Oxfan 1% da população detém renda equivalente a 99% da riqueza do resto. Isso é extremamente prejudicial para a sociedade, em virtude que grande parte do montante mundial está entesourado nas mãos de uma pequena parcela, o que impossibilita a circulação desse capital, ocasionando o enriquecimento dos mais ricos, logo o empobrecimento dos mais pobres. Tal disparidade é mais visível principalmente em países subdesenvolvidos, como o Brasil, comprovado por sua posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando a posição 79°, o que se contrapõe a sua colocação em relação ao seu Produto Interno o Bruto (PIB) sendo o 12° maior do mundo conforme Austin Rating, demonstrando sua ineficiência na divisão da receita do país.

Vale ressaltar que uma das razões da desigualdade social, é o fato do "status social" tese defendida pelo sociólogo Max Weber. Retrata que o indivíduo com "maior ou melhor status social" está posto na sociedade com um certo grau de superioridade, fazendo com que os cidadãos mais desfavorecidos vivam cada vez mais à margem da sociedade, em condições precárias, sem alimento, higiene, saneamento básico, sem luz etc.. Uma realidade bem distinta em comparação a elite social.

Considerando os aspectos apresentados, a desigualdade social é algo sério, que aumenta cada vez mais. É fundamental a implementação de medidas para combater a desigualdade social, como o investimento em educação e capacitação profissional, proporcionando uma ascensão nos parâmetros sociais, uma vez que com uma população mais capacitada, haverá um acréscimo no poder aquisitivo, no status social, etc. Portanto, fica evidente que o mundo necessita de uma mudança radical, visto que enquanto alguns vivem uma vida luxuosa, outros morrem de fome.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM