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#46198
Título: Progresso ecológico.



O aumento da população mundial demandou mais recursos para a subsistência das pessoas. O desenvolvimento da área urbana, com grandes terrenos marcados por construções residenciais e mercantis, teve que atingir as áreas florestais e naturais em geral. No Brasil, observa-se que a partir da metade do século XX ocorreu uma grande expansão do território desmatado, principalmente no Norte do país, região da Mata Atlântica e floresta Amazônica por fins agrários.

A revolução industrial que ocorreu nos séculos XVIII e XIX na Europa e Estados Unidos, trouxe suas características também aos países do hemisfério Sul. Como mencionado, as indústrias e máquinas atuaram de início no território brasileiro após seu término no solo europeu, meados do século XX. Assim, a transformação do labor artesanal em manufatura, empregados assalariados e no Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) na década de 1940, contribuíram para o crescimento das metrópoles e do centro urbano no interior.

Diante disso, a fauna e flora brasileira fora atingida e prejudicada. Em contraste com o crescimento das cidades, o meio ambiente está sendo utilizado em favor do progresso das nações, que demandam extração de riquezas, trabalho, moradia e segurança. Desse modo, está em questão a preservação do meio ambiente, principalmente, no norte do Brasil que o desmatamento está em fase crescente. As queimadas e a desflorestação também prejudicam os animais que ali habitam, bem como a longo prazo, será sentido por todos homens.

Face ao exposto, vê-se o embate gerado entre o desenvolvimento e a preservação das florestas. Porém, deve ser resolvido com a intervenção do Estado, a agir por meio de políticas públicas a fim de conscientizar o povo e as empresas; para os transgressores, majoração das multas e penas que prejudicam o meio ambiente. É mister ressaltar que, hodiernamente, a população está mais engajada em proteger o ecossistema, assim, empresas públicas e privadas que preservam a natureza e mostram suas ações por meio de publicidades, será mais uma causa para atrair clientes; um incentivo à ambos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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