Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de desemprego que toma conta de todo país. Nesse sentido, pode-se ressaltar que a falta de trabalho traz um grande problema para a população brasileira. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" já que o estado não cumpre sua função de garantir que todos os cidadãos nacionais e aos estrangeiros que residem no país desfrutem dos direitos indispensáveis, como a labuta, o que infelizmente é evidente em toda pátria.
Ademais, é fundamental apontar a falta de iniciativas públicas e privadas gerar empregos como impulsionador da degradação no Brasil. Segundo fontes do IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatísticas) mais de 14 milhões de pessoas sofrem com a falta de serventia. Diante de tal exposto, percebe-se a falta de olhares governamentais e empresárias para a sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal e empresas privatizadas crie fábricas, lojas, construtoras privatizadas e até mesmo cursos gratuitos para que as pessoas possam se capacitar ainda mais e conseguir adentrar em novas labutas. Assim, se consolidará uma sociedade mais evoluída, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirmou Jhon Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.