A princípio, cabe ressaltar que a negligência estatal proporciona um terreno fértil para a evolução de desastres ecológicos no tupiniquim. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado proporcionar meios que auxiliam o progresso de toda a coletividade. Todavia, o poder público tem falhado em seu papel que é promover ferramentas necessárias para eliminar a destruição do ecossistema brasileiro, como ocorrido em Brumadinho no qual não teve a fiscalização adequada do governo e isso ocasionou no rompimento de sua barragem que causou várias mortes na região. Logo, enquanto essa inércia governamental prevalecer, o corpo social, não poderá usufruir desenvolvimento apontado por Hobbes.
Outrossim, percebe-se que a mentalidade capitalista aprofunda a escassez de caminhos para solucionar as catástrofes ambientais que ocorrem na sociedade verde-amarela. De acordo com o sociólogo Karl Marx em sua teoria sobre o "materialismo histórico", argumenta sobre a super exploração do meio ambiente e como isso o prejudica, pois o sistema capitalista visa a explorá-lo cada vez mais. Consoante acontece na contemporaneidade, visto que o capitalismo influencia a sociedade a superexploração do bioma nacional por conseguinte acaba o degradando, como também o filósofo John Locke, pai do liberalismo, afirma que o ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por suas experiências e influências. Portanto, é crucial eliminar o sistema capitalista exacerbado da federação, dado que ele é o principal estimulador a degradação do ecossistema.
Sendo assim, a fim de cessar a decadência ambiental. É imprescindível que o poder legislativo, responsável por elaborar leis no País, crie projetos que proteja e reestruture o bioma brasileiro dos males causados pelo capitalismo por meio de propagandas publicitárias que alcance toda população com a finalidade de politizar o povo e defender a ambiência. Assim, seria garantido uma natureza saudável e equilibrada a todos como foi previsto pela carta Magna de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada