Sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que, conforme o filósofo Bauman, o homem pós-moderno está direcionado a olhar para si mesmo, como um ser individual, não como um ser coletivo. Nesse sentido, a proposta do filósofo pode ser aplicada quando se analisa os desastres ambientais. Segundo os dados da ONG Conservation International, a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original nos 503 anos de colonização e em 30 anos sumiram 20% da área da Amazônia e 80% do cerrado.
Dessa forma, a sociedade se faz plenamente responsável pela situação atual do problema. A exemplo do filme "Wall-e", que mostra a Terra sendo soterrada, cheia de lixo e poluída com gases tóxicos da própria humanidade. Logo, a sociedade decide ir morar no espaço, em uma grande nave com intenção de voltar a viver no planeta novamente após 5 anos.
Infere-se, portanto, medidas necessárias para solucionar o inconveniente abordado. Ademais, cabe ao Ministério do Ambiente, em parceria dos veículos de comunicação, promover debates e campanhas públicas com profissionais especialistas na área, com objetivo de mostrar as reais consequência do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Afim de que, o conflito de cunho social e ambiental, seja cada vez menos recorrente na sociedade brasileira, para uma consolidação de um país equânime.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.