Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#40224
No que concerne os desastres ambientais, o Brasil, infelizmente, tem sido o país de referência nessa problemática. Isso deve ser freado, pois a maior vítima é o meio ambiente e seus componentes. Diante disso, pode-se constatar que há um grande desleixo da sociedade com ações ambiciosas.
Sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que, conforme o filósofo Bauman, o homem pós-moderno está direcionado a olhar para si mesmo, como um ser individual, não como um ser coletivo. Nesse sentido, a proposta do filósofo pode ser aplicada quando se analisa os desastres ambientais. Segundo os dados da ONG Conservation International, a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original nos 503 anos de colonização e em 30 anos sumiram 20% da área da Amazônia e 80% do cerrado.
Dessa forma, a sociedade se faz plenamente responsável pela situação atual do problema. A exemplo do filme "Wall-e", que mostra a Terra sendo soterrada, cheia de lixo e poluída com gases tóxicos da própria humanidade. Logo, a sociedade decide ir morar no espaço, em uma grande nave com intenção de voltar a viver no planeta novamente após 5 anos.
Infere-se, portanto, medidas necessárias para solucionar o inconveniente abordado. Ademais, cabe ao Ministério do Ambiente, em parceria dos veículos de comunicação, promover debates e campanhas públicas com profissionais especialistas na área, com objetivo de mostrar as reais consequência do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Afim de que, o conflito de cunho social e ambiental, seja cada vez menos recorrente na sociedade brasileira, para uma consolidação de um país equânime.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#40229
whyester escreveu:No que concerne os desastres ambientais, o Brasil, infelizmente, tem sido o país de referência nessa problemática. Isso deve ser freado, pois a maior vítima é o meio ambiente e seus componentes. Diante disso, pode-se constatar que há um grande desleixo da sociedade com ações ambiciosas.
Sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que, conforme o filósofo Bauman, o homem pós-moderno está direcionado a olhar para si mesmo, como um ser individual, não como um ser coletivo. Nesse sentido, a proposta do filósofo pode ser aplicada quando se analisa os desastres ambientais. Segundo os dados da ONG Conservation International, a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original nos 503 anos de colonização e em 30 anos sumiram 20% da área da Amazônia e 80% do cerrado.
Dessa forma, a sociedade se faz plenamente responsável pela situação atual do problema. A exemplo do filme "Wall-e", que mostra a Terra sendo soterrada, cheia de lixo e poluída com gases tóxicos da própria humanidade. Logo, a sociedade decide ir morar no espaço, em uma grande nave com intenção de voltar a viver no planeta novamente após 5 anos.
Infere-se, portanto, medidas necessárias para solucionar o inconveniente abordado. Ademais, cabe ao Ministério do Ambiente, em parceria dos veículos de comunicação, promover debates e campanhas públicas com profissionais especialistas na área, com objetivo de mostrar as reais consequência do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Afim de que, o conflito de cunho social e ambiental, seja cada vez menos recorrente na sociedade brasileira, para uma consolidação de um país equânime.
#40618
whyester escreveu:@Ashiley, @Anna1 , @EduardoPedro vocês podem corrigir quando tiverem tempo? Muito obrigada desde já.
Oi, princesa. Para mencionar alguém, você deve colocar o "@" e escrever lentamente as iniciais do nome do usuário que você deseja mencionar. A partir disso, vai aparecer uma lista com algumas opções, é só você clicar na que deseja e vai aparecer "mention", é assim mesmo tá? Vá em enviar e ficará azul!

@Anna1 e @EduardoPedro ;)
#40625
@whyester

Erros
Correção dos erros
Comentários

Seu texto não ficou claro, onde é a separação de cada parágrafo. Logo, se eu separei de forma errada, peço desculpas e que me avise, por favor!

Introdução
No que concerne os desastres ambientais, o Brasil, infelizmente, tem sido o país de referência nessa problemática. (Faltou um conectivo aqui) Isso deve ser freado, pois a maior vítima é o meio ambiente e seus componentes. Diante disso, pode-se constatar que há um grande desleixo da sociedade com ações ambiciosas.
Creio que sua intro vai só até aqui, me corrija se eu estiver errada. Então princesa, uma boa intro precisa ter repertório, problematização e tese. Note que sua introdução não apresenta esses requisitos e mesmo apresentando características de tese, de problematização, enfim, não são bem organizados. Logo, você deve organizar assim de preferência: no seu primeiro período use um repertório relacionado ao tema, no segundo período relacione o repertório com a problemática e no terceiro período mostre sua opinião sobre o tema e de preferência deixe claro as causas do problema. Fazendo isso, você terá repertório, problematização e tese, bem organizados!

Desenvolvimento 1
Sob tal perspectiva (Poderia usar "primeiramente), é oportuno assinalar que, conforme o filósofo Bauman, o homem pós-moderno está direcionado a olhar para si mesmo, como um ser individual, não como um ser coletivo. Nesse sentido, a proposta do filósofo pode ser aplicada quando se analisa os desastres ambientais. Segundo os dados da ONG Conservation International, a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original nos 503 anos de colonização e em 30 anos sumiram 20% da área da Amazônia e 80% do cerrado.
Não inicie seu parágrafo já com o repertório, faça primeiro o tópico frasal que é uma breve apresentação do que você irá falar no decorrer do parágrafo. Sua argumentação foi muito deficitária e não seria necessário inserir mais um repertório, sendo que você nem argumentou com base nele, princesa. Então, faltou organizar melhor e argumentar mais.

Desenvolvimento 2
Dessa forma (Poderia usar "Além disso"), a sociedade se faz plenamente responsável pela situação atual do problema. A exemplo do filme "Wall-e", que mostra a Terra sendo soterrada, cheia de lixo e poluída com gases tóxicos da própria humanidade. Logo, a sociedade decide ir morar no espaço, em uma grande nave com intenção de voltar a viver no planeta novamente após 5 anos.
Você praticamente não argumentou nada, entende? Apenas falou sobre o filme. Você deve após seu repertório, argumentar, defender seu ponto de vista e que a causa 2 que você deveria citar na sua introdução, faz sentido.

Conclusão
Infere-se, portanto, medidas necessárias para solucionar o inconveniente abordado. Ademais, cabe ao Ministério do Ambiente, em parceria dos veículos de comunicação (AGENTE), promover debates e campanhas públicas com profissionais especialistas na área (AÇÃO), com objetivo de mostrar as reais consequência do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse (EFEITO/FINALIDADE). Afim A fim de que, o conflito de cunho social e ambiental, seja cada vez menos recorrente na sociedade brasileira, para uma consolidação de um país equânime (EFEITO/FINALIDADE).
Sua proposta de intervenção está incompleta, pois falta o meio/modo e o detalhamento. Ah, quando você coloca "com o objetivo" e "a fim de" querem dizer a mesma coisa, ou seja, a finalidade. Logo, você teria duas finalidades e não é necessário. 120 na C5!

É isso, falta você organizar melhor seus parágrafos, pois é um pouco difícil separá-los. Além disso, use mais conectivos (de forma correta), argumente mais e melhore sua microestrutura. Te aconselho a assistir os vídeos dos seguintes canais de redação do YouTube:
Luma e Ponto;
Viramundo;
Poxa Lulu;
Me Salva (Corretor Sincerão)
Espero ter ajudado. Bons estudos!

Olá andluis , vou corrigir sua redaç[…]

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez! jherodrig[…]

Muito obrigado pela correção!

Agora eu percebi o erro. Realmente podia ter desen[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM