• Avatar do usuário
Por fardado2021
Tempo de Registro
#43994
Desastres ambientais são acidentes muitas das vezes provocados por falha humana que afetam de forma negativa uma sociedade e/ou um ecossistema.Ao se discorrer sobre essa problemática no Brasil,é necessário compreender que as grandes explorações de recursos naturais, como a mineração, possuem negligências que podem gerar danos irreparáveis.
A princípio, vale mencionar a questão das explorações de recursos naturais.De acordo com o IBRAM- Instituto Brasileiro de Mineração-, o Brasil é o segundo maior explorador e exportador de minério. Desse modo, visando lucros exacerbados, as empresas têm aumentado e intensificado continuamente suas produções.Porém ,as fiscalizações nas áreas de exploração, a segurnça dos trabalhadores , bem como a sustentabilidade não possuem a mesma intensificação, o que têm acabado em desastres incorrigíveis, como os rompimentos das barragens da empresa mineradora Vale S/A.
Posteriormente , é inegável que negligências por parte das empresas causaram problemas nos últimos anos.Nota-se um exemplo disso nos desastres apresentados nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho, ocorridos por não obediência à relatórios de manutençao preventiva - que visam corrigir falhas- e que provocaram uma tragédia para o ecossistema e para a sociedade presente no local.Logo, é inadmissível que as empresas continuam com desleixo em suas explorações, pois um erro pode ocasionar em acidente e ser irreparável para toda uma população.
Em vista do apresentado , torna-se importante salientar que os desastres ambientais tratam-se de um assunto relevante ao Estado e que merece uma maior atençao da sociedade.Desse modo, especialistas e o poder público podem unir forças para elucidar a questão.

Não tenho muita prática com redação , mas busco melhorar sempre. Sou novo aqui no projeto e sei que aprenderei bastante.

Se possível atribuir uma nota 0-10. Banca Fundep.
Grato!!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#43997
Bom dia! Ontem vi o edital de bombeiro da fundep, vou avaliar com base nele. A redação vale 50 pontos, vou citar em que você perderia pontos para ter uma noção, porque não tenho experiência para te dar uma nota.

Desastres ambientais são acidentes muitas das vezes provocados por falha humana que afetam de forma negativa uma sociedade e/ou um ecossistema. Ao se discorrer sobre essa problemática no Brasil, é necessário compreender que as grandes explorações de recursos naturais, como a mineração, possuem negligências que podem gerar danos irreparáveis.
* Introdução padrão

A princípio, vale mencionar a questão das explorações de recursos naturais. De acordo com o IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração -, o Brasil é o segundo maior explorador e exportador de minério. Desse modo, visando lucros exacerbados, as empresas têm aumentado e intensificado continuamente suas produções. Porém, as fiscalizações nas áreas de exploração, a segurança dos trabalhadores, bem como a sustentabilidade não possuem a mesma intensificação, o que têm acabado em desastres incorrigíveis, como os rompimentos das barragens da empresa mineradora Vale S/A.
* Evite gerúndio -ndo
* Faltou arrematar a tese no final no §, perderia 5 pontos
* Erros de acentuação/pontuação/ortografia, perderia 1,25 em cada


Posteriormente, é inegável que negligências por parte das empresas causaram problemas nos últimos anos. Nota-se um exemplo disso nos desastres apresentados nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho, ocorridos por não obediência à relatórios de manutenção preventiva - que visam corrigir falhas - e que provocaram uma tragédia para o ecossistema e para a sociedade presente no local. Logo, é inadmissível que as empresas continuam com desleixo em suas explorações, pois um erro pode ocasionar em acidente e ser irreparável para toda uma população.
* Nesse § já teve uma arrematação da tese
* Não fique no senso comum, procure comprovar o que se fala, acabou generalizando a tragédia e o acidente, poderia ter citado o que aconteceu: do estrago ambiental que teve até pesquisa estipulando 5 anos para a recuperação dos corais no ES, os pescadores e estabelecimentos da cidade de Linhares-ES que entraram em crise, a população ao redor que ficou sem água, as famílias que lutam até hoje para receber a indenização, enfim...
* Generalizar demais faz perder ponto, e são muitos pontos, assista aulas de atualidades para ficar por dentro do que ocorre no país e no mundo


[Portanto,] Em vista do apresentado, torna-se importante salientar que os desastres ambientais tratam-se de um assunto relevante ao Estado e que merece uma maior atenção da sociedade. Desse modo, especialistas e o poder público podem unir forças para elucidar a questão.
* Conclusão superficial, tem que arrematar o tema e trazer algo sem generalizar tanto, perderia 5 pontos por conta disso

Espero ter ajudado! ;)
Indico esse grupo do telegram: https://t.me/profajana
Abuso sexual infantil

Boa noite, você escreve muito bem, mas recom[…]

Celular um amigo ou inimigo?

É notório que, na modernidade contem[…]

Invisibilidade e Registro civil

No romance filosófico "Utopia" cr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM