Avatar do usuário
Por italonby
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128839
Na antiguidade, já se via a necessidade que o homem tem de explorar os recursos naturais. Na sociedade pós revolução industrial, tal carência perpetua, pondo em risco a integridade coletiva e ambiental, em prol do crescimento urbano e econômico. Bem como, no Brasil contemporâneo, problemas como a negligência estatal, atrelada à falta de educação e conscientização ambiental, auxiliam a permanência da problemática de conciliar o desenvolvimento e o meio ambiente. Dessa forma, torna-se fundamental uma análise a fim de solucionar esse contingente.
Primeiramente, é necessário destacar o descaso do Poder Público em assegurar, de maneira efetiva, a preservação e segurança ambiental. Sob esse viés, o Brasil foi um dos países que em 2015 se comprometeu a adotar Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável idealizados pela organização das nações unidas. Entretanto, é contraditório como o país cogita alcançar as metas propostas, visto que nos últimos dez anos diversos destares ambientais assolaram a nação, a exemplo o rompimento das Barragens de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, que seriam evitados se a fiscalização dos órgãos competentes fosse mais ríspida.
Ademais, é de grande relevância compreender o papel que a sociedade tem e por desventura deixa de exercer. Segundo o sociólogo Francês, Émile Durkheim, “o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido” tal frase laça um paralelo à sociedade brasileira atual, que por desconhecer as legislações ambientais fica a mercê da exploração capitalista. Diante desse cenário, o copo social fica inerte no que diz respeito às irregularidades ambientais, em sua maioria cometidas por grandes empresas, e incapacitado de denunciar as mesmas que ocorrem ao seu redor, comprovando então a fala de Durkheim.
Portanto, é de suma importância que haja uma intervenção. Para isso, cabe as ONG's ambientalistas pressionar o governo via denúncias e manifestações virtuais e locais com a finalidade de evidenciar toda negligência cometida, possibilitando uma ação do Ministério do meio ambiente que intefique e melhore as fiscalizações em áreas de exploração de recursos. Além disso, o ministério da educação, atrelado ao Ministério do Meio ambiente, deve promover a disseminação das normas e práticas ambientais sustentáveis nas escolas, mídias e redes sociais a fim de informar a população. Dessa forma, essas ações permitirão que o corpo social tenha uma visão crítica das situações e obtenha o conhecimento do contexto em que está inserido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
285 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
41 Exibições
por lucasz1109
0 Respostas 
48 Exibições
por Leonardoffjj
0 Respostas 
47 Exibições
por Leonardoffjj
0 Respostas 
124 Exibições
por rejuvencidaa
0 Respostas 
119 Exibições
por Annek1234
0 Respostas 
235 Exibições
por Jissica
0 Respostas 
261 Exibições
por Fuuu
2 Respostas 
131 Exibições
por flaviaero
0 Respostas 
143 Exibições
por lene

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM