Um documentário que retrata essa situação se chama: ''ilha das flores'', este documentário mostra a tragetória de um alimento até o consumo. E o ultimo destino da comida, após passar pela rejeição dos humanos e dos porcos, são as pessoas necessitadas, que brigam pelos restos de comida dos porcos. A crítica retratada no documentário mostra as desigualdades geradas polo sistema capitalista e a indiferença do Governo sobre elas.
O desperdício de alimentos no Brasil vem de origem capitalista, ou seja, todos os alimentos que não foram comprados pela população são descartados, independentemente o estado de conservação em que estão.Essa ação faz com que inumeras familias fiquem sem o que comer, recorrendo a maneiras mais ríspida de procurar alimentos, como em lixeiras, lixões e até disputar a comida com animais.Tais situações geram um ''abismo'' de desigualdade social no Brasil, em que só as pessoas que possuem condições financeiras são consideradas importantes para o Governo.
Uma das alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil seria, o Ministério da Agricultura fazer projetos em que fariam hortas comunitárias em municípios, para que o desperdício que ocorre no manuseio e transporte de alimentos sejam diminuidos, já que a plantação estará proxima do seu destino de consumo. E tambem esta ação diminuiria a quantidade de pessoas que passaram fome no País, resultando em um País com baixos indíces de desigualdade se comprado com outros Países.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.