Diante desse cenário, é preciso explorar o quesito sociocultural e as suas implicações na temática. De acordo com Pierre Bourdieu, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico". Sob tal perspectiva, no Brasil a passividade na reflexão crítica do brasiliano sobre os desaparecidos, destoa do progresso bourdieuseano e, com efeito, forma cidadãos sem nenhum conhecimento sobre o que acontece na sua própria nação. Com isso o desinteresse em resolver a matriz do imbróglio. Consequentemente, essa ausência de autocrítica funciona como base para a intensificação dos desaparecidos que sofrem longe de suas famílias, sem dignidade, em situação de rua, fato que viola novamente a CF. Destarte, analisar criticamente as relações sociais de um povo é essencial para dirimir o revés.
Ademais, convém destacar as falhas estatais. A esse respeito, John Rawls, na teoria do Pacto Social, enfatizou o Estado como mantenedor do bem-estar social coletivo. Contudo, os impactos a pessoas sumidas contrastam com a tese do autor, uma vez que o governo do Brasil parece não se preocupar com o enredo, tendo em vista que desde 2019 até 2021 foram mais de 200 mil desaparecidos no país. Com isso é inadmissível a inoperância das esferas de poder no que tange à mitigação do viés.
Portanto, entende-se que os desaparecidos no Brasil são um obstáculo intrínseco de raízes culturais e governamentais. Logo, o Ministério das Comunicações, por intermédio de meios de alta audiência, deve trazer com mais ênfase esse problema deve discutir e elucidar o assunto, mostrando as sequelas que ficam naqueles que perdem por um momento um dos seus familiares, e apresentar uma visão crítica e orientar a sociedade a respeito do impasse discutido. Também recorrer a uma força tarefa que possa se encarregar somente dessa parte. Feitos esses pontos, com a criticidade proposta por Bourdieu e o Pacto Social de Rawls, a sociedade brasileira terá a vida digna, como prevê a Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada