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#48518
"NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO". Através deste trecho do poeta modernista Carlos Dummond de Andrade vê-se que determinado problemas se configura como obstáculos na vida de muitos brasileiros. Com isso surge a questão da formação educacional de surdos no Brasil, que persiste intrínseco à realidade brasileira, seja pela ausência do reconhecimento das línguas de sinais, seja pela falta de intérpretes das libras brasileiras nas escolas.

Convém ressaltar, a princípio, que a falta do reconhecimento das libras (línguas de sinais), pode atrapalhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes surdos, levando a sofrer discriminações. Impossibilitando os indivíduos surdos de relacionar com outras pessoas de forma saudável.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão causada pela ausência de intérpretes de línguas de sinais nas escolas, várias crianças surdas não conseguem ter uma formação igual à das demais. A presença de intérpretes de libras em salas de aulas é de extrema importância,
grande parte desses indivíduos não conseguem se comunicar sem as línguas de sinais ou intérpretes. estima-se cerca de mais de 10 milhões de brasileiros que segundo o (IBGE), são surdos ou têm deficiência auditiva.

Portanto, para solucionar a formação educacional de surdos no Brasil, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário , pois, que as secretarias de educação em parceria com o governo criem oficinas educativas de libras em locais públicos de grande circulação,para a população em geral .Por meio de palestras com intérpretes, que orientem o papel dos surdos na sociedade e atualizem a real condição do surdo no século XXI. Além disso nesse momento, é preciso trazer para discussão o Estatuto de pessoas com deficiência e suas implicações, para que haja o devido cuidado a esse grupo. Assim talvez a pedra no caminho permaneça apenas com o poeta modernista Carlos Dummond de Andrade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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