Avatar do usuário
Por Iasouzasouza
Quantidade de postagens
#124583
Em 1888 foi assinada a Lei Áurea — que visa a liberdade de todos os escravos e acaba com escravidão no Brasil. Nesse momento todos foram abandonados de forma covarde sem ter o que comer ou no que trabalhar, pois os brancos tinham repulsa na cor de pele dessas pessoas. Contudo, 135 anos depois é possível ver cenas como aquelas se repetirem dentro de estádios de futebol onde, jogadores são atacados de forma covarde por terem uma pele preta que diferem a dos agressores, mesmo após 300 anos persistem no erro. Com efeito, atuam como desafios para solução desse problema a falta de posicionamento dos responsáveis pelos campeonatos diante de tais ações além de reforçar a importância da luta contra o racismo.
Diante desse cenário, existe uma parcela da populacional sendo maltratada durante anos e mesmo após toda a luta ainda são atacados de forma covarde. A representatividade de pessoas de pele negra em times famosos de futebol influênciam crianças que conseguem se ver no lugar delas e seguir o seu sonho. Logo, o jogador Vinícius Júnior, atuante no time do Brasil e no Real Madrid, sofreu em partidas que jogou no ano de 2023 ataques racistas com pessoas imitando macacos e o insultando, esse acontecimento chocou ainda mais a população após saber que a CBF - confederação brasileira de futebol- não tomou nenhuma medida para defender o jogador após os fatos. Sob esse viés, fica evidadente a falta de preparo da confederação para proteção e punição dos agressores, infelizmente essa é uma realidade que está distante de ser solucionada e depende de uma mudança no interior de cada um.
Ademais, a luta travada por pessoas pretas diariamente para serem tratados como merecem perece. Conhecido por todos o rei do futebol Pelé também era um homem de pele negra que lutava pelo lugar de mais meninos como ele em seleções grandes, em uma de suas frases ele afirmava que devíamos diariamente afirmar a todos que o racismo é crime e é penalizado em 5 anos de prisão além de ser inafiaçável. Com a banalização de leis muitos se sentem confortáveis em cometer crimes em locais abertos e públicos tendo pensamento de que não serão presos, que sairão ilesos depois de machucar severamente alguém que se assemelha a ela em seu interiror. Portanto, é necessário que todos se juntem de forma unânime para lutar por essa causa que tende a ser esquecida por muitos.
Em síntese, existe uma população privada de seus direitos e hoje sofrem diariamente com jestos ou palavras que os ferem . Dessa forma, é necessário que a CBF - órgão responsável por regras e punições no futebol brasileiro - se posicione diante dos acontecimentos, por meio de campanhas em rádios, canais de televisão e redes sociais, mostrem que eles apoiam a causa e repudiam o racismo, punindo a todos que atacaram os jogadores, a fim de conscientizar que mesmo após os 135 anos aqueles que sofrem agressões raciais merecem ser respeitados e protegidos. Da mesma maneira, é necessário a reafirmação de que as injúrias proclamados são crime e a penalização existe e deve ser colocada em ação em casos necessários. E assim se tornará comum a idolatração de jogadores de pele negra em times grandes dentro e fora do Brasil, mostrando que é possível a solução de tal problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Desafios para vencer o racismo no futebol.
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
3 Respostas 
314 Exibições
por Alunaaaamed
3 Respostas 
245 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
456 Exibições
por melmarson
0 Respostas 
1279 Exibições
por ClaraAlan
3 Respostas 
479 Exibições
por Yannyfernan
Caminhos para combater o racismo no futebol
por Emilycilene    - In: Outros temas
0 Respostas 
156 Exibições
por Emilycilene
Racismo no futebol
por Ayres    - In: Outros temas
0 Respostas 
1481 Exibições
por Ayres
Racismo no futebol: o obstáculo do jogo bonito
por Ayres    - In: Outros temas
0 Respostas 
108 Exibições
por Ayres
Racismo nos gramados/futebol
por Narmy    - In: Outros temas
0 Respostas 
128 Exibições
por Narmy
Racismo no futebol, é possível superar
por Fort3s    - In: Outros temas
0 Respostas 
239 Exibições
por Fort3s
Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Primeiramente de ser evidenciado ,que vivemos o in[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM