Avatar do usuário
Por hectorrei
Quantidade de postagens
#121312
Na frase "a humanidade vive divórcio na Terra" o escritor ambientalista Ailton Krenak, infere sobre como o Homem vive em descaso com a natureza seus dependentes. De maneira análoga, o Brasil enfrenta desafios justamente para valorizar comunidades e povos tradicionais em seu território. Diante desse contexto, existem dois grandes responsáveis, sendo a sociedade e o Estado.

Nesse viés, cabe analisar o ambiente social, que desde períodos pós escravistas sempre diferiu o tratamento de um descendente europeu à de um indígena, atrelado a uma grande opressão. Esse fato explica-se com a grande queda do número desses povos e o mesmo se aplica aos demais povos, que são independentes e trabalhadores. No contexto atual, muitos tem que abandonar seus hábitos, vestimentas e acessórios para poder se adequar aos padrões sociais. Para comprovar, em território nacional, já existiram cerca de 4 milhões indígenas, enquanto atualmente se tem apenas 800 mil. Desse modo, se tornará raro ver pessoas proliferando essa cultura.

Além disso, o Governo não vem contribuindo, levando adiante projetos como o Marco Temporal. A Constituição reconhece a terra dos nativos, já que antecedem a criação do Estado brasileiro, mas querem afetar a existência de várias vidas em prol do mercado imobiliário. Nesse sentido, se arrecadaria mais impostos e giraria mais capital, em troca ceifando os direitos de outros milhares de indivíduos. Para ilustrar, basta observar a situação da floresta amazônica. Como resultado, criação de mais pastos, queimadas, carbono para atmosfera e quem de fato preservava o espaço desamparado.

Em virtude do que foi mencionado, tais caminhos para dar o devido valor aos propulsores da civilização se demonstram um árduo caminho. Em razão disso, cabe ao Ministério dos povos indígenas tomar uma atitude e enfrentar o senado para que o marco não siga adiante. Tal ação deverá ocorrer por meio de mobilização em mídias virtuais e televisivas, afim também educar a população a reconhecer a tradição. Somente assim teremos um país mais empático, respeitoso e plural.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
128 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
40 Exibições
por KaykiCardoso
2 Respostas 
90 Exibições
por Josekecio
2 Respostas 
179 Exibições
por Gi69
0 Respostas 
28 Exibições
por gio03afonso
3 Respostas 
148 Exibições
por Gi69
4 Respostas 
249 Exibições
por JChaves2021
0 Respostas 
74 Exibições
por Flycb93
4 Respostas 
123 Exibições
por Gi69
1 Respostas 
183 Exibições
por Gi69

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM