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Por gleic1ane
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No célebre texto "As cidadanias mutiladas" , o geógrafo brasileiro Milton Santos afirma que a democracia só é efetiva a medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. Todavia, no contexto hodierno a desvalorização de comunidades e povos tradicionais se distância dos preceitos democráticos citados. Nesse cenário, a desvalorização tem como estorvos a educação e a falha governamental.
Diante disso, cabe pontuar que a falha educacional promove a falta de valorização para com o povo tradicional. Para o educador e filósofo Paulo Freire,"se educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda" , ao passo que a educação brasileira não acolhe as diferenças entre os alunos, perpetuando um quadro excluitivo e vexatório para estudantes com tradições diferentes, além de padronizar como estes devem vestir e falar, impossibilitando a sua livre expressão cultural. Além do mais, o povo nativo é retratado como selvagem e com uma cultura inferior a dos brancos aqui implantada, com isso, é perceptível que a educação é a nossa arma mais poderosa, devemos usa-lá em nosso benefício.
Além do mais, a falha governamental é a principal culpada pela desvalorização no Brasil.Em "Cidadão De Papel" , de Gilberto Dimenstein, é retratado o quão bem feita é a nossa Carta Magna , contudo se faz ineficaz na prática, o governo não expõe a cultura e a variedade de povos originais do Brasil, perpetuando assim um desconhecimento por parte de boa parcela popular de suas origens e tradições. O Estado impossibilita o acesso ao conhecimento da população, assim é necessária e urgente a implementação de mudanças.
Portanto, o Governo Federal deve resolver o problema acerca da desvalorização dos povos tradicionais no Brasil. É dever do Estado, por meio do Ministério da Educação promover políticas públicas, tais como a inclusão das diferenças, e a mudança no ensinamento cultural, com o apoio dos povos nativos palestrando sobre sua cultura, a fim de que se extingue a desvalorização nas escolas. Paralelamente, o governo deve rever as suas posições e fazer valer a sua Constituição, para que assim a democracia se efetive.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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