Avatar do usuário
Por geovania93
Quantidade de postagens
#120204
O lema da bandeira nacional, ordem e progresso, foi inspirado na corrente positivista sociólogo Auguste Comte e define essas palavras como pilares de uma nação, entretanto, nota-se o descumprimento dessa perspectiva quando se trata dos desafios enfrentados para valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Nesse contexto, é possível destacar alguns estorvos que contribuem para perpetuação desse cenário negativo, tais como: a negligência estatal e a invisibilidade do tema. Logo, medidas precisam ser estipuladas para eventual mudança.
Com efeito, é imperativo pontuar que a ineficiência governamental atua na não garantia de direitos das comunidades e de povos tradicionais, como menciona o filósofo inglês Thomas Hobbes o Estado tem o dever de garantir o progresso de todo corpo social, todavia, essa prática não é efetivada. Ademais, esses indivíduos possuem a natureza como inerente ao estilo de vida, desde o período colonial a escravização de nativos acarretou uma descaracterização e foram impostos a assumir uma postura de intrusos e não como naturais da região, sendo assim, a garantia de proteção social e cultural de comunidades e povos tradicionais é necessária.
Outrossim, é importante destacar que a ocultação da problemática reflete uma falta de importância com que o assunto é discutido na esfera social. Conforme a historiadora brasileira Lilia Schwarcz o país enfrenta uma prática de eufemismo quando se refere a alguns assuntos, mantendo a discussão em segundo plano. Além disso, impossibilita a criação de alternativas que resultem na eliminação da questão, como na alegoria da caverna apresentada por Platão, a sociedade são os indivíduos acorrentados presos a uma única visão e a caverna é a alienação na qual vivem.
Portanto, cabe ao governo federal junto ao ministério da cultura por meio de políticas públicas oferecer melhores condições de vida para essas minorias, como auxílio moradia e transporte visando buscar a equidade entre os cidadãos acabando com o estigma direcionado a esses povos, cabe também a imprensa brasileira por meio de campanhas publicitárias conscientizar a população do papel do nativo no território nacional, assim será possível concretizar a frase posta na bandeira brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
128 Exibições
por Felipe082
2 Respostas 
299 Exibições
por Edu170
0 Respostas 
42 Exibições
por Weverton8
0 Respostas 
40 Exibições
por KaykiCardoso
2 Respostas 
90 Exibições
por Josekecio
2 Respostas 
179 Exibições
por Gi69
0 Respostas 
28 Exibições
por gio03afonso
3 Respostas 
148 Exibições
por Gi69
4 Respostas 
249 Exibições
por JChaves2021
0 Respostas 
74 Exibições
por Flycb93

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

O quadro expressionista "O grito&quot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM