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Por marianix
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#107857
Idealizado pelo filósofo Raimundo Teixeira, em 1889, com base nos princípios do positivismo, o lema "Ordem e Progresso", escrito na bandeira brasileira, expõe um dos objetivos da nação: o avanço da sociedade mediante a defesa da ordem. A efetivação desse objetivo, porém, mostra-se distante uma vez que a desvalorização de comunidades e povos tradicionais configura um grave problema no Brasil. Nessa lógica, é preciso analisar não só a lacuna educacional, como também a má postura social.
Diante disso, depreende-se que a lacuna educacional é um fator primordial para a manutenção desse contratempo. A esse respeito, o educador Paulo Freire em sua obra "Pedagogia do Oprimido", afirma que a educação brasileira é bancária, isto é, essencialmente conteudista. Sob esse viés, denuncia-se um sistema de ensino falho que, por focar na profissionalização dos indivíduos secundariza temáticas relevantes quanto as comunidades e povos tradicionais no Brasil, o que, consequentemente, potencializa a desvalorização destes indivíduos na sociedade brasileira. Logo, é essencial a mudança desse sistema educacional.
Outrossim, este obstáculo também deriva da má postura social. Acerca disso, o "Imperativo Categórico", conceito trabalhado pelo filósofo iluminista Immanuel Kant, afirma que os indivíduos devem agir com base em ações as quais gostaria de ver aplicada como uma lei universal. Entretanto, ocorre que, no país, tal princípio não é executado por considerável parcela da população a qual age com preconceito às comunidades e os povos tradicionais, colaborando com a desvalorização dessas pessoas e, não reconhecendo a importância destas para a preservação da natureza brasileira. Dessa forma, faz-se mister a transformação desse comportamento.
Portanto, urgem aplicações práticas que solucionem esta problemática. Para isso, é imprescindível que o Estado, haja vista sua função principal de visar o bem coletivo, em parceria com o Ministério da Educação, crie Campanhas Informativas nas escolas colocando em ênfase a vida de comunidades e povos tradicionais, tal ação deve ser realizada por meio do apoio de esferas federais, estaduais e municipais e têm o intuito de atenuar os desafios para valorização destes povos no país. Assim, o Brasil estará de fato caminhando por Ordem e Progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por marianix
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#107895
Fiquei me culpando por ter repetido a palavra " indivíduos ".
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Por Ivel
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#107896
Escrevia "pessoas", "cidadãos", "almas sebosas" essas coisax
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Por Ericataina
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#107945
Faltou uma vírgula no segundo parágrafo, mas tirando isso, sua redação ficou ótima.
1
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Por marianix
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#107948
Ericataina escreveu:Faltou uma vírgula no segundo parágrafo, mas tirando isso, sua redação ficou ótima.
Obrigada 🙏🏾
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