Em primeiro plano, a divisão gerada pela má pela má distribuição de recursos precisa ser discutida. Aplicado a esse sentido, a animação, Avatar, apresenta Ba Sing Se, uma sociedade dividida em anéis e aqueles que vivem nas periferias desses espaços sobrevivem na insalubridade. Dessa forma, é possível traçar um paralelo entre as periferias e centros brasileiros, em que, aqueles que vivem afastados são muito mais propícios a viverem com pouca qualidade de vida.
Além disso, vale ressaltar, ainda, o agravamento causado pelo desvio de bens da comunidade. Sob essa ótica, o filme "Saneamento Básico" ilustra o pensamento transformador de Gandhi, no qual uma comunidade se une para reclamar seus direitos por um esgotamento melhor, mas os cofres da cidade estavam vazios. Semelhante ao cenário brasileiro, em que verbas são desviadas constantemente para outros fins. Dessa modo, contribuindo para o cenário precário desse serviço.
Portanto, pode-se inferir a necessidade de mitigar a problemática sobre os embates por um saneamento eficiente. Para isso, o governo federal, poder executivo do Brasil, deve promover um apoio social e estrutural aos moradores de áreas periféricas, por meio de obras e programas de financeiros, com o fim de melhorar a qualidade de vida dessa população. Consonante a isso, os Tribunais de Contas em parceria com as comunidades, têm de fiscalizar as prefeituras locais, por meio de vistorias, com a finalidade de garantir a destinação do dinheiro público. Assim, formando agentes da mudança como defendeu o ativista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.