Vale ressaltar, de inicio, que a sociedade apresenta grande parcela de culpa por não apresentar nenhum tipo de educação de descarte e reutilização de materiais degradáveis, como causa do problema em questão. Nesse viés, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, o conceito de anomia consiste na desintegração das normas sociais das patologias da sociedade moderna e individualista, devido a isso, implantou-se dificuldades para o saneamento de forma correta, o que provocou a atual condição da higiene brasileira. Tal conjuntura é refletida no alto índice de contaminações através da água contaminada, logo, evidencia-se os riscos de um saneamento de péssima qualidade.
Ademais, cabe destacar a ineficácia das medidas governamentais. Isso porque, a falta de investimento em infraestrutura sanitária bem como o pouco interesse em conscientizar a população dificultam a superação desse imbróglio. Dessa forma, o direito a isonomia prevista no artigo 6 da Constituição Federal de 1988 é colocado em risco. Assim a discussão que envolve o péssimo saneamento brasileiro permanece sem solução.
Fica evidente, portanto a importância das escolas por meio da discussão do tema, no esclarecimento populacional em busca de transformação desse cenário. Outrossim, o estado dever investir na criação de um plano nacional de saneamento básico, por meio da reorganização de diretrizes orçamentarias, a qual possibilita maior investimento no saneamento nacional e na reeducação ecológica da sociedade, com intuito de reverter o quadro caótico do saneamento do Brasil. Dessa forma, as tensões sociais expostas poderão ser mitigadas do nosso país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada