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Por Abraao
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No filme "Era uma vez" o protagonista "Dé" é um
morador de uma favela no Rio de Janeiro, e para
ajudar a sua família ele abandona a escola e co-
meça a trabalhar em um quiosque na praia, mesmo
diante dos problemas, "Dé" tem o sonho de voltar a
estudar. Fora da TV a evasão escolar ainda é uma
realidade no Brasil, que traz consequências princi-
palmente as camadas mais pobres do país, aumen-
tando cada vez mais a taxa de desemprego
Diante de tal conjuntura, cabe ressaltar que a im-
plementação do ensino integral em todas as esco-
as é um agravante do problema, visto que a maio-
ria dos adolescentes que precisam trabalhar não
conseguem, pois a carga horária extensa não per-
mite, o que acaba resultando no abandono escolar
Além disso, a falta de um ensino atrativo, e de in-
centivos familiares também alimenta a problemá-
tica. Segundo o filósofo Platão "A direção na qual a
educação começa um homem determinará o seu
futuro na vida". Sob esse viés é essencial que a es-
cola e a família incentivem as crianças para que, as
sim elas se interessem pelos estudos
Portanto, é necessaria uma ação conjunta do minis-
tério da educação com a mídia para resolver o im-
passe, por meio de palestras de conscientização
para os pais e crianças, comerciais de TV, e também
um método de ensino atrativo para todas as idades.
Ademais, cabe ao Estado fiscalizar se todas as cri-
anças estão matriculadas em escolas, para assim
resolver a questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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