Deve-se ressaltar que uma das principais barreiras a serem transpostas consiste na rigidez curricular do novo ensino médio. O psicólogo francês Piaget propôs a interdisciplinaridade como a possibilidade de intercâmbio mútuo e a integração recíproca entre várias ciências. Isto é, ao permitir que os conteúdos se conectem de forma orgânica e contextualizada, os estudantes podem compreender melhor a relevância das matérias em suas vidas cotidianas e futuras carreiras. Além disso, a flexibilização curricular permitiria que os alunos escolhessem áreas de interesse promovendo uma aprendizagem mais personalizada e envolvente.
Outrossim, a incorporação da tecnologia de maneira inteligente pode ser um diferencial fundamental para tornar o ensino médio mais atrativo. Plataformas de aprendizagem online, recursos multimídia e simulações virtuais podem tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Pesquisas da TIC Educação apontam que, 77% das escolas que implantaram laboratórios de informática, tiveram um impacto positivo na comunicação entre professores e alunos, enriquecendo as aulas e propondo um maior entretenimento para durante o aprendizado. Essas práticas não apenas contribuem para um ensino mais abrangente, mas também desenvolvem habilidades fundamentais para a vida adulta.
Logo, é imperativo que uma ação efetiva seja tomada para transformar o ensino médio em um espaço estimulante e eficaz. Para tanto, o Ministério da Educação, em parceria com profissionais da área, pode liderar a implementação de um programa nacional de atualização curricular. Esse programa deve incorporar a flexibilização curricular, estimulando a escolha de disciplinas pelos estudantes e promovendo a interdisciplinaridade para demonstrar a aplicabilidade do aprendizado. Além disso, o uso de tecnologias deve ser incentivado, capacitando professores para a adoção de práticas ativas que coloquem o aluno no centro do processo de aprendizagem. Essa abordagem tem o potencial de efetivamente tornar o ensino médio mais atrativo, alinhando-o com as demandas da sociedade contemporânea e preparando os jovens para os desafios do futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada