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Por SofiaFreire1
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De acordo com a Constituição Federal, no artigo 205, a educação é direito de todos e dever do Estado. Entretanto, torna-se de suma importância a conscientização sobre a ineficácia desta lei. Sendo assim, é necessário analisar as origens dessa problemática.
Em primeiro lugar, deve-se destacar a indiferença as questões socioemocionais nas escolas. Uma vez que, distúrbios afetivos vem se tornando cada vez mais comuns entre os jovens da atualidade. Na série de televisão americana, 13 Reasons Why, Hannah Baker sofreu diversos abusos no ambiente escolar, não recebendo amparo ou apoio algum, entrou em uma grave depressão levando-a ao suicídio.
Além disso, a desconexão entre assunto e realidade social também está diretamente ligada aos desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo. Isso pois, tornou-se recorrente a indagação dos alunos sobre a incoerência entre o conhecimento ensinado em sala de aula e o que é exigido durante a vida adulta. Observa-se a indignação dos estudantes ao notar que estão entrando na maioridade e não sabem o básico sobre educação financeira, por exemplo.
Portanto, deve-se superar os desafios que tornam o ensino médio no Brasil pouco atrativo. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Educação, em conjunto com a sociedade organizada, introduzir um processo educativo que ajude o desenvolvimento de crianças e adolescentes no autoconhecimento e nos aspectos emocionais e sociais, assim como incluir matérias que os preparem para o mercado de trabalho. Isso deve ser feito por meio de mudanças nos padrões educacionais, a fim de mitigar os desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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