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Por mlluiza
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"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.", como disse o pensador Paulo Freire. Diante dessa epígrafe, a educação brasileira ainda é vista como uma grande lacuna nos dias atuais. O que acarreta ainda mais esta problemática é a negligência por parte do governo, e também, a evasão escolar.
Por consequência da falta de investimento na rede educacional, diversas escolas não possuem uma estrutura adequada e muito menos acesso a serviços básicos que deveriam ser oferecidos nas instituições. Haja vista que a educação é um direito social, como previsto no Artigo 6° da Constituição Federal de 1988.
Além disso, a evasão escolar também pode ser apontado como promotor do problema. Como é retratado no filme "Escritores da liberdade", que mostra o desafio enfrentado pela professora, onde seus alunos se encontravam em caminhos marcados pela violência, abandono e descaso. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a desigualdade social é um fator recorrente no Brasil. Destarte, tudo isso prorroga a resolução do problema, já que a evasão escolar contribui para a continuidade desse cenário caótico.
Em síntese, é de extrema importância que tais obstáculos sejam superados. Portanto, cabe ao Governo Executivo Federal, direcional capital para o Ministério da Educação com o objetivo de melhorar a estruturação das instituições de ensino, como também deve ser feito uma orientação para pais e alunos nas escolas, sobre a importância da educação na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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