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Por dudarhz
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A série “Merlí” do diretor Eduard Cortés conta a história de Merlí Bergeron, um professor de filosofia que adota um método de ensino fora do convencional visando os alunos pensarem livremente. Embora seja uma distopia, ou seja, narrativa fictícia, um novo método de ensino é uma urgência no âmbito estudantil. Com base nesse contexto, frente à inúmeras evasões escolares no Brasil, faz-se fundamental entender a importância de tornar o Ensino Médio mais atrativo para os jovens e o que impede essa mudança.
Em primeira análise, é válido pontuar a relevância de que cada indivíduo adquira conhecimento da forma que consegue absorvê-lo com mais facilidade, diferente da superficialidade do ensino convencional que não respeita o ritmo de aprendizagem dos alunos - crítica do educador pernambucano Paulo Freire na obra “Pedagogia da Autonomia” - frisando a quantidade de oportunidades que nos são tiradas quando não temos esse conhecimento.
Ainda nesse contexto, é inegável a negligência governamental quando se trata do investimento na educação pública e no interesse de que, de fato, esta nos torne verdadeiramente inteligentes, somos vítimas de uma educação projetada para nos tornar burros, como diz a teoria da autora Charlotte Iserbyt.
Portanto, é necessário que o Ministério da Educação junto à ONGs promovam um protesto com fim de conseguir que o Estado reestude o método de ensino atual e o amplie para melhor atender as necessidades de todo e qualquer aluno brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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