Sob esse viés, vale salientar que apesar do Brasil ter leis que proíbam a discriminação rtária no mercado mde trabalho e em outros espaços não são mabrangentes o sufiente para combater essa forma de preconceito. segundo uma pesquisa feita pela USP em 2008 os idosos e jovens são frequentemente alvo de estereótipos negativo sno Brasil. Essa problemática está fortemente concentrada em locais de trabalho e colegiais, devido a falta de políticas públicas que visem incluir essas faixas etárias nesses ambientes.
Ademais, é importante destacar que a população Brasileira têm passado por um processo de envelhecimento devido ao aumento da expectativa de vida. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até o ano de 2030 o país terá a quinta maior população idosa do mundo.Nesse sentido, visando acompanhar o comportamento etário nacional, o mercado de trabalho, transporte e mobilidade, lazer e saúde precisam buscar melhoras e adaptações constantes. Desse modo, se não freado o etarismo vigente, a sociedade perderá cada vez mais a qualidade de vida.
Portanto, é imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto à falta de leis que engloba a parcela supracitada da população e do processo de envelhecimento do corpo social. Cabe então ao Ministério do Trabalho juntamente com a OMS, cuja função é criar oportunidades de empregos e monitorar, avaliar a saúde global, promovendo empregos com inclusão etária e desenvolvendo projetos que adaptem e melhorem o atendimento de idosos em unidades de saúde com a finalidade de inserir a população idosa em todos os ambientes de convivência social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada