Avatar do usuário
Por Michax
Quantidade de postagens
#129849
A música"They don't care about us” do cantor Michael Jackson faz uma crítica categórica sobre o governo, onde retrata a falta de empatia com a sociedade e o evidente descaso do governo com os mesmos. Com efeito, infelizmente, esse fato configura a realidade de muitos refugiados que se deslocam de seus país de origem para novos lares, e acabam sofrendo com a negligência governamental, e eufemismo por parte da sociedade. Sendo assim, é importante que ações sejam efetivadas para mudar esse cenário.

Sob esse viés, é relevante destacar que a negligência governamental é um fator bastante problemático para os refugiados, já que não é dado o apoio necessário para eles. Nesse sentido a canção "A Vida é Desafio", composição de Afro-X e Racionais MCs, anuncia-se que "A ambição é como um véu que cega os irmãos". Essa prerrogativa é bastante realizada pelas autoridades governamentais, já que a ‘cegueira' retratada na canção, se refere ao grande descaso do governo com os refugiados, a falta de sensibilidade com eles, e o descaso referente às suas situações .

Outrossim, cabe ressaltar que a sociedade também é um fator negativo em tal situação. Nesse escopo, o sociólogo Zygmunt Bauman explica que vivemos em uma "modernidade líquida", em que falta empatia e solidariedade. Dessa forma, os indivíduos não percebem que muitos refugiados saem de seus países de origem para poder ter uma vida diferente, muitas vezes por desastres naturais, econômicos e residências. A falta de empatia da sociedade com eles resulta em muitos refugiados sem lares e sem perspectiva de vida.

Depreende-se, portanto, que, para amenizar a alta indiferença sofrida pelos imigrantes, é imprescindível que o Governo, por meio do ministério de cultura e da educação, crie campanhas de conscientização efetiva em todo país. Esta ação será implantada por meio de propagandas institucionais nas redes sociais do Governo Federal, nos canais abertos de televisão, e em meios educacionais, os quais devem demonstrar os motivos e dificuldades que fazem com que os refugiados deixem seus lares, a fim de formar cidadãos mais capazes para lidar com o problema. Com essa medida em prática, os refugiados, de fato, não serão mais ignorados e tratados com indiferença, e suas vidas deixarão de ser tão desafiadoras como sugeriu a letra da música de Michael Jackson.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
159 Exibições
por isas522
1 Respostas 
39 Exibições
por Thalya17
3 Respostas 
474 Exibições
por Kethyllyn
Desafios da imigração de refugiados
por Joseany    - In: Outros temas
3 Respostas 
392 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
158 Exibições
por dell
0 Respostas 
106 Exibições
por Lucaxsa
3 Respostas 
1407 Exibições
por linsley
0 Respostas 
92 Exibições
por Maria2310
0 Respostas 
134 Exibições
por idelmara
refugiados no Brasil
por millenazxl    - In: Outros temas
2 Respostas 
150 Exibições
por Samara102006
Ataques cibernéticos

No mundo atual em que vivemos , basicamente tudo s[…]

Segundo a história da idade medieval as mul[…]

Segundo o Ex-Presidente da República do Chi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM