Sob essa conjuntura, vale ressaltar a carência de conhecimento à respeito do uso indiscriminado de vaporizadores eletrônicos entre a parcela jovem do Brasil. Nesse contexto, o filme "Obrigado por fumar" retrata um homem que incentiva o uso de cigarro para jovens, por reconhecer que essa parte da sociedade é mais manipulável devido a desinformação sobre o uso desse produto nocivo. Fora da ficção, essa situação não é divergente do contexto brasileiro, tendo em vista que a venda de cigarros eletrônicos para juventude na contemporaneidade se tornou uma prática comum, assim, isso ocorre devido a pouca informação que é veiculada sobre os riscos que esses vaporizadores podem causar à saúde.
Além disso, é notório destacar que a fiscalização brasileira é falha em identificar a venda desses insumos danosos. Nesse sentido, na música "É proibido fumar", de Roberto Carlos, é afirmado na letra que há uma proibição para utilização do cigarro, contudo, isso não é levado em consideração pelo personagem da obra. De maneira análoga, na lei brasileira há artigos que proíbem à venda, distribuição e o uso de vaporizadores, no entanto, ainda se vê essas práticas ocorrendo com ênfase na parcela jovem do corpo social do Brasil. Dessa forma, observa-se que essa conjuntura apresentada tanto na música, como na realidade nacional acontecem devido a ineficácia da fiscalização, pois mesmo havendo leis que proíbem, o que se vê na prática é o consumo vertiginoso pelos jovens.
Portanto, percebe-se que à ausência de informações e a má fiscalização são desafios para amenizar o uso do cigarro eletrônico entre a população jovem brasileira. Sendo assim, é preciso que o Ministério da Educação promova debates conscientes no âmbito escolar, por meio de conversas realizadas por professores e profissionais da saúde com os alunos, para que ocorra uma elucidação a respeito dos riscos que esses insumos podem oferecer ao bem-estar. Ademais, é necessário que o Estado elabore a criação de políticas públicas que visem a formação cidadã completa do indivíduo na sociedade, com isso, evitando que esses busquem praticar qualquer ato ilícito, como a utilização do cigarro eletrônico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.