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Por gabrielabpf
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A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro-assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, uma vez que desafios na segurança do trânsito brasileiro permeia o mundo atual, o preceito é constatado na teoria e não desejavelmente, na prática. Diante disso, têm-se um problema fomentado não só pela negligência governamental, mas também pela pouca abordagem midiática, logo é imprescindível realizar medidas efetivas de combate a esse triste cenário.
Sob essa perspectiva, a inoperância do Poder Público compromete a segurança do trânsito brasileiro, segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar do corpo social. No entanto, a realidade brasileira vai de encontro a teoria sobredita, uma vez que o Poder Público não cumpre seu devido papel legislativo, fazendo com que empecilhos sejam enfrentados pela engrenagem social. Assim, faz-se necessário a reformulação de tal postura estatal.
Outrossim, vale ressaltar de que maneira a abordagem midiática impulsiona os desafios enfrentados na problemática exposta. A partir disso, o sociólogo Pierre Bourdieu afirma que "o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Porém, a mídia tem sido pouca democrática em relação aos empecilhos confrontados no trânsito brasileiro, em vez de promover debates de alto nível de informação para a sociedade, influencia fortemente na consolidação do problema. Dessa forma, responsabilizar a mídia pela instabilização presente no tema é urgente.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, o Ministério da Cidadania, enquanto responsável por políticas cidadãs, deve propagar dados e pesquisas que revelam a gravidade da ausência de segurança nos trânsitos, por meio de campanhas e plataformas digitais, como, Instagram, Facebook e YouTube. Com o intuito de divulgar a importância do apoio da sociedade nesta causa e de compartilhar informações verídicas sobre o trânsito brasileiro. Desse modo, o preceito constitucional será consolidado no Brasil.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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