Diante desse cenário, o preconceito contra a comunidade LGBT evidencia uma postura retrógrada da sociedade brasileira. De acordo com Gilberto Freyre - expoente escritor brasileiro- em sua obra “Casa Grande e Senzala” expõe um padrão de pensamento, no qual acreditava que a heterossexualidade era uma referência a ser seguida. Esse preceito analisado por Freyre prejudicou o desenvolvimento de uma sociedade mais empática, a partir de sua concepção, a qual impõe que mulheres e homens devem se vestir como tais. Assim, enquanto não mudar essa linha de pensamento enraizado no contexto brasileiro, a igualdade e inclusão será a exceção.
Ademais, a inércia estatal, indiretamente, fortalece essa mentalidade homofóbica. Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo garante o direito de segurança. Entretanto, os abusos psicológicos, discriminação social e exclusão impedem que o grupo de pessoas trans - travestis, trangeneros e transexuais- usufruam desse direito constitucional. Nesse contexto, consequentemente, pode ocasionar danos da saúde mental - como depressão- e resultar em suicídio.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater a discriminação do grupo social de pessoas que não se identificam sexualmente em seus gêneros biológicos. O Ministério da Educação, em parceria com as Escolas, deve desconstruir esse antigo pensamento, por meio de projetos pedagógicos - como oficinas, palestras e aulas- capazes de diminuir o preconceito e conscientizar os alunos do ensino médio e fundamental. Em paralelo a isso, o Poder Legislativo, devem intensificar leis para proteger essas vítimas e punir com multas as pessoas que cometerem esse ato de violência - moral, física e psicológica- contudo, essa finalidade irá mitigar o problema e garantir que não aconteça a mesma experiência homofóbica em que sofreu o protagonista, Simon.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada