Primeiramente, destaca-se o estereótipo idealizado, pela maioria dos adotantes, como um grave obstáculo do processo adotivo. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que: a cada dez casais, seis têm preferência étnica por crianças brancas. Além das exigências de que sejam crianças de até dois anos e não tenham irmãos. Sob essa perspectiva, é possível constatar a realidade revoltante da discriminação em meio ao processo adotivo. Tais preferências mantêm estagnada a fila de adoção, visto que a maioria dos casais procuram perfis semelhantes. Sendo assim, várias pessoas em busca das mesmas crianças.
Ademais, outro entrave para promover a cultura de adoção são os longos processos burocráticos requeridos. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o prazo máximo para a conclusão de um processo de adoção deve ser de 120 dias. Porém, cerca de 43,5 por cento das ações levam mais de 240 dias. Em vista disso, é notória a interferência da demora judicial. Nesse quesito, pessoas que visam adotar uma criança são levadas a desistir do projeto de constituir uma família.
Portanto, é de suma importância que medidas sejam tomadas para mitigar as problemáticas citadas. Desse modo, o Conselho Nacional de Justiça, responsável pelos processos relacionados à adoção, deve agilizar os processos legais, por meio da convocação de mais colaboradores, recrutando profissionais que atuem no atendimento dos candidatos a adotantes. Tornando assim, a adoção um processo mais viável no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.