Por Carlos20med
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#42206
Os traços históricos deixados por antepasados tem muito a dizer sobre o funcionamento da configuração social anterior, que consequentemente afeta o presente. Os patrimônios são posses de todos, contribuindo para a preservação da memória e da cultura, bem como manutenção dos valores existentes. E, no Brasil em decorrência da negligência pela preservação dos mesmos por parte do Estado, contribui para o agravamento desta situação.
Segundo o historiador Eric Hobsbawm, o passado é sempre uma marca viva no presente, e desta maneira os monumentos históricos são as manifestações materiais dessa marca, e haja vista que essa relação é indissociável, cabe a ressalva da importância pela manutenção dos patrimônios referidos.
No Brasil, a manutenção destes ambientes é feita pela UNESCO junto ao IPHAN, que por sua vez não recebe o incentivo fiscal necessário para a execução adequada de suas atividades cabíveis. No que concerne à importância da preservação da memória têm-se por exemplo as construções civis feitas durante o Brasil império que em vários estados encontram-se em decadentes condições de preservação, pondo em vista que a perda desses monumentos invariavelmente representa a perda de informações importantes sobre os povos e sociedades passadas, fato este que ficou evidente no incêndio do museu nacional na UFRJ. Mediante tal situação é imprescindível que haja a preservação destes.
Portanto, é imperativo que o Estado direcione verbas por meio dos órgãos de administração dos patrimônios para a aplicação em ações como a restauração, reforma e preservação desses espaços, que decerto hão de contribuir para as futuras gerações elementos e informações de grande valor para a construção do conhecimento histórico e memorial.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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