Avatar do usuário
Por vbeatriz
Quantidade de postagens
#125275
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o trabalho como necessário a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa os Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. É uma visão negativa, visto que a ausência de medidas governamentais para combater o problema e o desemprego exacerbado no país, dificultam a universalização desse direito social tão importante, é inadmissível , portanto que esse cenário continue a perdurar na sociedade brasileira.
Em uma primeira análise, deve-se observar a ausência de medidas governamentais quando se observa os desafios enfrentados pela invisibilidade da mulher no trabalho pelo cuidado. Nesse sentido, pesquisas publicadas no meio digital mostram que as mulheres ocupam mais da metade desse trabalho que acaba se tornando uma analogia a escravidao, visto que as horas de esforço não são remuneradas corretamente. Segundo o filósofo Jonh Locke, essa conjuntura configura-se como uma violação do “Contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função corretamente.
Ademais, é fundamental apontar a falta de emprego como impulsionador da busca por esse meio de trabalho tão injusto. Nesse sentido,a trilha sonora da novela da Globo “As empreguetes”, com a letra ” todo dia acordo cedo, moro longe do emprego…” de uma forma análoga, traduz o tipo de vivência que pode ser realidade de muitas mulheres que trabalham com cuidados domésticos e podendo enfrentar problemas de locomoção ou ausência de uma rotina saudável.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse problema. Para isso, é essencial que o governo em união com o setor midiático, promovam um meio de conscientização acerca desse problema, com post em meios digitais e aprovar projetos de lei que recusem esse tipo de trabalho, para que a invisibilidade desse trabalho seja superado, a fim de que as mulheres sejam remuneradas e sua jornada de trabalho seja justa, tornando uma sociedade igualitária e exercendo a Constituição Federal corretamente no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Wesleyrds
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#125903
Oi, tudo bem?

Gostei bastante da sua redação e argumentação, defendeu bem seu ponto de vista. Notei pouquíssimos erros gramaticais, acho que você deveria deixar espaços nos parágrafos para deixar bem definidos.
Acho que você ficaria com um 920/940 pontos. Parabéns!!
0
Avatar do usuário
Por vbeatriz
Quantidade de postagens
#125921
Wesleyrds escreveu:Oi, tudo bem?

Gostei bastante da sua redação e argumentação, defendeu bem seu ponto de vista. Notei pouquíssimos erros gramaticais, acho que você deveria deixar espaços nos parágrafos para deixar bem definidos.
Acho que você ficaria com um 920/940 pontos. Parabéns!!
mtoo obgg
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
81 Exibições
por Amably2Sousa
2 Respostas 
1291 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
314 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
335 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
297 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
184 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
184 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
222 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
217 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
428 Exibições
por Caiunao
Apenas Teoria

- Repetição de palavras/artigos mais[…]

Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM