Diante desse cenário, a lenta mudança na mentalidade acarreta a escassez de reconhecimento do trabalho de cuidado das mulheres. Nessa perspectiva, Gilberto freire em sua obra "Casa Grande Senzala" denúncia a tendência do corpo social do Brasil de seguir padrões culturalmente enraizados e condenar aqueles que divergem. Sob esse viés, a teoria defendida pelo autor se coaduna neste panorama, na medida em que as empresas de trabalhos oferecem maior remuneração e oportunidades para o público masculino, esses antigos pensamentos são evidenciados persistente ideologia errôneo de julgar de que as obrigações doméstica são obrigações da mulher. Logo, intervir nessas crenças do passado torna imperativo.
Ademais, a débil ação do poder público perpétua a questão. Nesse sentido, Thomas Hobbes defende que o Estado é responsável por garantir meios que proporcione o progresso nacional. Entretanto, as autoridades não correspondem aos planos do filósofo, hajá vista a falta de debates na família e nas escolas sobre os impactos causados por essa descriminalização — a exemplo da sobrecarga dos afazeres domésticos— contribuindo para desvalorização funcional dessa parcela da população. Assim, enquanto a omissão governamental for regra a sociedade brasileira será obrigada a conviver com uma das piores problemáticas da humanidade: a desigualdade de gênero.
Portanto, há de se combater os desafios do enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher. Em razão disso, o Ministério da Educação — por ser o órgão responsável pela transformação social através do ensino— deve desconstruir a mentalidade retrógrada por meio de campanhas nas redes de ensino e televisionais, incentivando o respeito e conscietizando a denúncia de estabelecimentos que previlegiam o serviços de funcionários homens, tal qual oferecem maior salário. Essa ação, tera finalidade de mobilizar o Estado a punir essas empresas e a sociedade a valorizar as mulheres. Dessa forma, todos serão tratados iguais — sem distinção de de quaisquer natureza — como garante a Constituição Federal.
Essa foi minha redação do enem 2023 ( gente to com medo de ter tangenciado o tema) seja oque deus quiser agora né kkkkk, Boa sorte para todos que fez a prova.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada