Em uma primeira análise, deve se ressaltar a falta de medidas governamentais para combater esses desafios. Neste sentido, nota-se a falta de leis trabalhistas, para as pessoas que exercem esse trabalho de cuidado, seja com idosos, crianças, pessoas com problemas mentoras e motoras. A falta dessas leis, para com este grupo, gera uma ausência de igualdade é direitos, é uma acentuada desigualdade social. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos indispensáveis o que é, infelizmente, evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito, é a falta de oportunidades como impulsionador da invisibilidade do trabalho de cuidado. Dessa maneira, percebe-se um grande preconceito racial de mulheres no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, as mulheres possuem 10,4% de horas semanais a mais que os homens no trabalho de cuidado. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Fica evidente, portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescendível que o governo por meio do Judiciário crie leis que promovam mais direitos para as mulheres, a fim de uma maior valorização do trabalho de cuidado. Por que só assim se consolidará uma sociedade mais igualitária, é com direitos, das mulheres que ocupam esse cargo de trabalho de cuidado, seja para custear as suas despesas ou dá sua família, onde o Estado cumpre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada