Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante dos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado pelas mulheres no Brasil. De acordo com o geográfo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de uma eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutadas, e toda via, no contexto hodierno, a passividade do estado distância as mulheres aos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que elas não obtem a sua devida valorização inter-pessoal e nem salarial. Dessa forma enquanto máquinas públicas negligenciar as suas responsabilidades, o problema pendurará e os direitos das cidadãs continuarão a ser motivadas de forma sistêmica.
Ademais, ressalta-se que a inércia midiática potencializa os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Nesse viés, segunda filósofa e acadêmica brasileira Djamila Ribeiro, "Para pensar em soluções para uma realidade devemos tirá-lo da realidade", diante desse oposto, a falta de presença da mídia para explanar esse problema, para que essa problemática seja de conhecimento em nível nacional, em decorrência disso mantém-se a fanta de ações digitais e efetivas, no que tange a reversão desse contexto, fragilizando com isso a cidadania plena no país. Dessa forma é imprescindível combater a inércia midiática, visto que é umas das causa fundamentais do problema.
Diante dos oposto, há necessidade de combater os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, desse modo o Estado - enquanto garantidor dos direitos fundamentais - deve por meio de melhorias nas políticas públicas, criar projetos a fim de conter tal realidade. Além disso o ministério de orçamentos e planejamento do Brasil, precisa reformular e criar um piso salarial digno para essas mulheres. Dessa forma a luz da perspectiva de Saramago será possível mitigar a cegueira que permeia tal questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada