Dessa forma, é válido ressaltar que a negligência das esferas de poder é uma das causas do revés. Conforme o teórico inglês Thomas Hobbes, cabe ao Estado assegurar o bem- estar social, entretanto, isso é imperceptível no Brasil. Diante disso, as autoridades competentes não estão desempenhando adequadamente seu papel sociedade, ao observar os enormes casos de mulheres não remuneradas ou mal pagas, submetidas em trabalhos de cuidados com crianças, idosos, pessoas com deficiências e em outros domicílios, além das tarefas na própria residência, é nítido como a negligência compromete à dignidade das mulheres, que são expostas à várias situações para conseguir uma independência financeira. Assim, é inadmissível que tal inobservância do Estado perdure na sociedade brasileira.
Além disso, é evidente como a situação financeira desfavorável contribui para a persistência dessa adversidade. Segundo a escritora brasileira Djamila Ribeiro, para pensarmos em soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade. De acordo com essa perspectiva, as mulheres em condições desfavoráveis submetem-se a meios de sobrevivência para conseguir sua independência financeira e comprar o indispensável à vida, dessa maneira, estão dispostas a trabalharem com elevada jornada de trabalho e com remuneração baixíssima, tendo sua força de trabalho desvalorizada pelo contratante e pelo Governo. Logo, é inadmissível que tal problemática não seja solucionada.
Portanto, ao enxergar a negligência governamental e a desvalorização da mulher, a obra de Saramago nos instiga a vencer a falta de visibilidade do problema. Assim, cabe ao Ministério do trabalho, órgão responsável pelo bem coletivo, atuar através do reconhecimento da força de trabalho feminino e na fiscalização de trabalhos mal remunerados, por meio da obrigação do pagamento do salário mínimo para funções de trabalhos de cuidados, que são essenciais para o desenvolvimento do país, a fim de alcançar maior justiça no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.