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Por Stef28
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no seu art. 6° o direito a emprego como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise da discriminação de gênero e desigualdade social, fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a discriminação de gênero. Nesse sentido, as mulheres brasileiras são desrespeitadas por exercerem o trabalho de cuidado e muitas vezes não podem ajudar nas despesas da sua residência. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o emprego, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionar da desvalorização do trabalho de cuidado. Diante de tal exposto, as mulheres que mais exercem o trabalho de cuidado são as que se encontram em situação financeira desfavorável. Logo, é inadmissível que esses cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o ministério do trabalho, por meio de campanhas publicitárias, informe sobre o trabalho de cuidado e quanto o mesmo é importante, a fim de promover respeito. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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