Primordialmente, é válido destacar que o pensamento coletivo é um entrave no combate ao problema. Para Chimamanda Adichie, escritora nigeriana, a mentalidade social limita o pensamento humano. Inquestionavelmente, a tese defendida por Chimamanda encaixa-se adequadamente à invisibilidade que muitas mulheres brasileiras enfrentam diariamente trabalhando como cuidadoras, haja vista que ainda persiste, no seio social brasileiro, um estigma associado à figura feminina, sobretudo, em relação às mulheres que não possuem ensino superior e precisam se submeter a condições precárias de trabalho. Sem dúvidas, é urgente que essa situação seja revertida.
Além disso, o silenciamento é catalisador do problema. Conforme Djamila Ribeiro, filósofa e escritora brasileira, é necessário tirar uma situação da condição de invisível para que seja possível atuar sobre ela. Indubitavelmente, ao analisar a problemática das cuidadoras brasileiras não serem devidamente reconhecidas de acordo com a perspectiva de Djamila, é concludente que o tema só será solucionado quando for debatido em ambientes de grande alcance populacional, como as mídias digitais, para que essas profissionais tomem conhecimento da importância que exercem na coletividade nacional, e assim, possam lutar pela melhoria de condições trabalhistas pertinentes a sua área de atuação.
Portanto, diante das causas supracitadas, faz-se imperiosa a intervenção sobre o problema. Para isso, compete ao governo federal, por meio das mídias digitais, a criação e divulgação de um piso salarial para as profissionais cuidadoras, como forma de reconhecimento e agradecimento ao trabalho formidável que desenvolvem na sociedade, tudo isso com o objetivo de erradicar a invisibilidade que acomete essas mulheres. Dessa forma, a realidade defendida por Martinho Lutero fará parte de um futuro distópico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada