Em uma primeira análise, é necessário ressaltar que o silenciamento midiático age a favor da permanência da invisibilidade do trabalho de cuidado no contexto social brasileiro. Segundo o filósofo francês Michael Focault, "alguns temas precisam ser silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas". Por analogia, a ideia de Focault se reverbera na sociedade atual à medida em que se destaca a falta de políticas públicas com enfoque a trazer visibilidade para o problema, considerando que o trabalho de cuidado mal remunerado é uma problemática social eminente.
Ademais, é de suma importância destacar que o excesso de tempo dedicado aos afazeres domésticos por parte de adolescentes, se apresenta como uma das causas da evasão escolar, principalmente em casos de jovens que vivem em periferias. de acordo com o Ministério da Educação, a dificuldade de administrar o trabalho e o ensino, é a causa principal para 15% dos jovens entre 15 e 17 anos não realizarem matrícula escolar no início do ano letivo. Dessa forma, é incontestável que o trabalho de cuidado não remunerado é um problema que traz consequências irreparáveis ao corpo social.
Partindo dos pressupostos, é inegável a necessidade da idealização de políticas públicas com foco em solucionar a problemática da invisibilidade do trabalho de cuidados realizado pela mulher no Brasil. O Ministério da Educação – órgão responsável pela administração do ensino – deve, por meio de profissionais capacitados, investir em campanhas de conscientização nas instituições de educação a respeito de toda problemática do excesso do trabalho de cuidado não remunerado imposto socialmente aos indivíduos do sexo feminino com a finalidade de estabelecer a qualidade de vida dessa parcela da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada