De início, constata-se a passividade e a negligência do Estado quando se percebe a precariedade na fiscalização da aplicação das leis trabalhista. Tal iniciativa mostra-se necessária quando se leva em consideração que, atualmente, as mulheres representam, aproximadamente, mais de três quartos do trabalho de assistência não remunerada no país. Tendo isso em vista, as autoridades são responsáveis por estabelecer um equivocado cenário de quebra dos direitos constitucionais, como a, já citada, remuneração pelo serviço prestado, consolidada na Era Vargas na Constituição de 1937, e o direito a igualdade de gênero e raça, previsto na atual Constituição.
Além disso, outro fator que possui alta influência na persistência da invisibilidade do trabalho de cuidado prestado por mulheres é a falta de conscientização da população sobre a criminalidade na remuneração inadequada. Isso pode ser observado, por exemplo, quando se acessa as redes sociais, como o Instagram e o Tik Tok, e não se encontra nenhum publicação, campanha publicitária ou fórum on-line promovendo a conscientização, o debate e o diálogo sobre o imbróglio. Em contraposição ao proposto pelo físico teórico britânico, Steven Hawking, "as grandes conquistas da sociedade foram obtidas conversando, e as grandes falhas pela falta de diálogo". Logo, a desinformação e a falta de diálogo sobre esse quadro desenvolve outra grande falha na sociedade.
Fica claro, portanto, que medidas necessitam ser tomadas para solucionar a problemática. Nesse sentido, é preciso que o Governo Federal, por meio do remanejamento da Lei Orçamentária Anual (LOA), promova campanhas publicitárias e a fiscalização do cumprimento da legislação do trabalho, com o intuito de conscientizar a população e garantir a aplicação de tal legislação. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e permeada pela efetivação da Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada