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Por mariauli
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De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal todos os cidadãos são iguais perante a lei,entretanto percebe-se que na atual realidade brasileira isso não acontece,já que cada vez mais se encontram desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres.Portanto,é imprescindível a análise da negligência governamental e do preconceito da sociedade como fatores causadores desse problema.
Infere-se que em primeiro plano,é válido ressaltar a negligência governamental como um dos fatores causadores da invisibilidade do trabalho de cuidado.Portanto,de acordo com John Rawls em sua obra “Uma teoria de justiça”,para haver uma sociedade justa é necessário ter leis e princípios iguais para todos.Sob esse viés,é válido analisar que no Brasil o acesso à centros específicos para o trabalho de cuidado está em falta,causando uma desvalorização aos cuidadores e assim gerando uma má remuneração nesse cargo.Contudo,isso faz com que só trabalhem nesse ramo pessoas em situação de pobreza e por necessidade.
Ademais,vale ressaltar o quanto o preconceito inserido na sociedade agrava esse problema. Com isso,segundo a frase de Paulo Freire,a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.Sob esse viés,podemos ter como exemplo o preconceito contra o trabalho de cuidado principalmente feito por mulheres,visto que o corpo social julga como sinônimo de pobreza e discrimina a situação de quem está trabalhando como cuidador.Contanto,cabe a análise desse fator para a resolução do problema.
Portanto,diante dos desafios mencionados,cabe ao Estado juntamente com o Ministério Público criar centros de referência para atendimento às pessoas que precisam de cuidados especiais e promovê-los por meio de campanhas na mídia a fim de garantir o acesso aos direitos básicos para essas pessoas.Para que assim,gere mais empregos e o trabalho de cuidado realizado por mulheres seja mais valorizado e remunerado e como consequência,o Brasil se torne um país mais justo e igualitário para toda a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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