Avatar do usuário
Por eduafonso
Quantidade de postagens
#129184
‘’A Cidade do Sol’’ é um livro escrito pelo filósofo renascentista Tommaso Campanella, no qual é representada uma sociedade perfeita e isenta de preconceitos. Contudo, o que se observa é o oposto aos ideais do filósofo, visto que a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, afeta uma parcela relevante da população brasileira. Desse modo, a inoperância estatal e a alienação social agravam a situação.
Sob esse viés, é notório que a negligência do poder público é um grave problema. Nessa perspectiva, Otto Von Bismarck, em 1880, afirmou que a função do estado é garantir o bem-estar social da população. No entanto, a medida que existem pessoas vivendo, no Brasil, em situações sem o mínimo de direitos efetivados, como a igualdade, salários adequados e respeito, bem constitucional, há uma falha grotesca na função do estado com o ideal de Otto. Visto que, uma grande parcela da população, em sua maioria mulheres negras, confirmado pela pesquisa de janeiro de 2021 da Fapesp que demonstra um aumento na demanda de serviços de cuidado, que trabalham realizando tarefas domésticas, vivem à margem da sociedade, em situações de pobreza. Uma vez que, não existem políticas públicas eficazes, como, por exemplo, leis que punam de forma efetiva, o preconceito contra essas trabalhadoras e que garantem uma boa renumeração, dado que muitas trabalham de forma informal. Desse modo, é inadiável alcançar o bem-estar social, a partir de medidas.
Além disso, percebe-se que o silenciamento social é um fator determinante para a permanência da situação nas terras tupiniquins. Sob essa ótica, o teórico Michael Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que os alicerces do poder sejam mantidos. Por consequência, é clara uma omissão no que se refere as discussões a cerca do enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado exercido pela mulher, questão silenciado pelo país, uma vez que ameaça concepções estabelecidas e arcaicas, advindas de um passado histórico preconceituoso e patriarcal, como, por exemplo, o racismo estrutural e a desigualdade de gênero. Desse modo, sem um diálogo sério e massivo, a solução para este problema é quase utópica.
Portanto, é necessário uma intervenção diante desse cenário. Destarte, o Governo Federal responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do ministério da economia e da cultura, por meio de verbas governamentais à pasta, deve criar leis que criminalizem efetivamente o preconceito com as trabalhadoras de cuidado, além de modificar a didática escolar, promovendo debates a cerca desse serviço, alterando a visão deturpada da sociedade a respeito dessas trabalhadoras. A ação será realizada no intuito de erradicar a invisibilidade dessa parcela da população, considerando e dando voz as suas exigências e direitos, além de não naturalizar a alienação social que a permeia. Dessa maneira, será possível tornar o Brasil uma sociedade com menos preconceitos, como idealizou Tommaso e a nação da ordem e progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1311 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
316 Exibições
por EduardaH25
1 Respostas 
369 Exibições
por suy26737tnz
0 Respostas 
297 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
184 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
187 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
224 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
218 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
431 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
285 Exibições
por anastiny

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM