Avatar do usuário
Por Emanuellsil
Quantidade de postagens
#128759
A música "Imagine", do cantor britânico John Lennon, retrata uma sociedade unida com vistas a alcançar o progresso coletivo. Contudo, fora da canção, por mais que a harmonia social seja indispensável para o desenvolvimento de uma nação, os desafios enfrentados para a visibilização do trabalho de cuidado da mulher dificulta a concretização do cenário idealizado pelo artista. Logo, faz-se fundamental a análise das principais causas do problema :a negligência do governo e a omissão midiática.

Diante desse cenário, vale ressaltar a inoperância governamental como principal causa do impasse. Nesse viés, para o filósofo libertário Barnett, o Estado, por sua própria natureza, é contraditório como legislador, de forma a ser ineficiente. De maneira análoga, quanto à problemática dos desafios enfrentados pelas cuidadoras, esse paradoxo do governo se materializa na falta de cumprimento eficaz de direitos garantidos, na teoria, constitucionalmente, a exemplo da Carta magna, que garante o trabalho aos cidadãos brasileiros. Prova disso é a escassez de ações concretas que visem enfrentar a invisibilidade das mulheres. Dessa forma, não é lógico que o Estado, enquanto promotor do bem-estar social, mantenha-se inerte diante da invisibilidade da mulher no trabalho de cuidado.

Outrossim, convém destacar a omissão midiática como outra causa do contratempo. Acerca disso, sob a ótica do sociólogo brasileiro Betinho, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade seguir alguns princípios, como a igualdade e solidariedade. No entanto, a omissão midiática gera barreiras para a concretização desses valores no Brasil, uma vez que contribuem para que seu posicionamento acerca do paradigma seja apático. Consequentemente, o trabalho exercido pela mulher será invisibilizado. Assim, enquanto a inércia midiática não for combatida, será impossível efetivar os princípios defendidos por Betinho.

Portanto, é crucial combater o a invisibilidade do trabalho de cuidado exercido pela mulher no Brasil. Desse modo, o Estado - responsável por promover a garantia a visibilidade e o trabalho da mulher na sociedade - deve promover a qualificação do trabalho de cuidado, por meio da profissionalização da área, com o intuito de fazer com que o a função de cuidado exercido pela mulher seja qualificado e prezado. Ademais, a mídia deve promover a elucidção da problemática, com a finalidade de prezar e valorizar a função exercida pelas cuidadoras. Dessa forma, a sociedade brasileira, então, poderá testemunhar o progresso coletivo, assim como na música "Imagine".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#128819
Sua redação aborda de forma adequada o tema proposto, apresentando uma introdução que contextualiza a importância do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres e apontando as principais causas da invisibilidade desse trabalho na sociedade brasileira. Além disso, você desenvolve bem os argumentos ao longo do texto, utilizando referências teóricas relevantes para embasar suas ideias.

No entanto, é importante atentar para alguns pontos que podem ser aprimorados em sua redação:

- Sua tese poderia ser mais clara e direta logo no início da introdução, indicando com maior precisão qual será o posicionamento defendido ao longo do texto. Além disso, procure organizar melhor seus argumentos de forma a garantir uma progressão lógica e coesa entre eles.
- A conclusão poderia ser mais enfática ao reforçar a importância da visibilização do trabalho de cuidado das mulheres e sugerir soluções práticas para enfrentar esse desafio.
- Sua proposta de intervenção está bem elaborada, mas seria interessante detalhar um pouco mais sobre como essa profissionalização da área de cuidado seria implementada na prática e quais os possíveis impactos positivos dessa medida.
- Fique atento à coerência textual para garantir uma melhor articulação entre as partes do texto e evitar repetições desnecessárias ou desconexões entre os argumentos apresentados.

Em resumo, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos, mas pode ser aprimorada com uma maior clareza na tese apresentada desde o início do texto, uma conclusão mais contundente e detalhamentos adicionais na proposta de intervenção. Continue praticando a escrita para desenvolver ainda mais suas habilidades!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1311 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
316 Exibições
por EduardaH25
1 Respostas 
369 Exibições
por suy26737tnz
0 Respostas 
297 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
184 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
187 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
224 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
218 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
431 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
285 Exibições
por anastiny

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM