Avatar do usuário
Por francris022
Quantidade de postagens
#127447
O trabalho de cuidado é delegado as mulheres desde o período conhecido como neolítico em que homens saiam para caçar e mulheres se dedicavam as lavouras, aos cuidados com as crianças e os afazeres domésticos. Essa divisão segue até os tempos atuais incrustada no ideal da sociedade.
Pois ao longo da história, ao transferir essas atividades ao público feminino, os homens puderam se dedicar a diversas áreas como a ciência, a educação e a política, deixando as mulheres em segundo plano no mundo fora do ambiente doméstico, criando uma dominância que se tornou base para o machismo estrutural.
No entanto movimentos femininos lutaram para reverter esse processo introduzindo a mulher em espaços dominados pelos homens conquistando o mercado de trabalho, mas esse novo leque de oportunidades não eliminou a necessidade de realização dessas tarefas de cuidado gerando uma sobrecarga para as mulheres que já acostumadas a esse tipo de função continuaram realizando-o.
Em suma, a dupla jornada feminina é fruto de uma estagnação do pensamento social em relação as tarefas de cuidado que são vistas como um trabalho de segunda classe, tornando-as invisíveis no Brasil, mas essa imobilidade pode ser alterada através de ações do Ministério do Trabalho para reconhecer a validade desse trabalho como parte fundamental da construção da sociedade, oferecendo incentivos a empresas para a redução da jornada de trabalho remunerado para esse público além de reconhecimento desse serviço para fins previdenciários.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1150 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
288 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
317 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
283 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
175 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
175 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
208 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
207 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
407 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
274 Exibições
por anastiny

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM