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Por GabyyLeo
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Na obra "Ensaio sobre a Cegueira", José Saramago descreve uma cidade distópica na qual sua população gradualmente perde a visão, na trama, o autor usa dessa analogia para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo. Dessa forma, pode-se observar que a obra exemplifica o atual cenário brasileiro, visto que os desafios que envolvem a visibilidade do trabalho de cuidadoras exercido pelas mulheres no país, apesar de sua importância, não recebe a devida atenção no território nacional. Assim, torna-se imprescindível analisar como a negligência estatal e o machismo estrutura contribui para a perpetuação desse quadro.

Sobretudo, em uma primeira análise, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da invisibilidade do exercício dos cuidados realizado pelas mulheres. Segundo o geógrafo o por Milton Santos em seu texto "A Cidadania dos Mutilados", a sociedade só alcançaram sua plenitude, quando os direitos do corpo social forem desfrutados de forma totalitária homogênea. Entretanto, a passividade do órgão público perante tal cenário acaba distanciando as cidadãs dos seus direitos constitucionais garantidos, que pela falta de ações governamentais que promovam a legitimização do seu trabalho, acabam por sofrer desafios tanto no que tange à remuneração adequada quanto ao reconhecimento de seus esforços. Dessa forma, enquanto à máquina pública negligenciar suas responsabilidades, os direitos dos cidadãos continuarão a serem mutilados de forma sistemática.

Paralelamente, é notório como o machismo estrutural da sociedade, que vem desde os seus primórdios, contribuem para impulsionar tal perspectiva. Segundo o site "oxford. com", as mulheres são responsáveis por 75% dos cuidados não remunerados no país. Sendo assim, é inegável apontar como o machismo estrutural contribui para que tantas brasileiras serem submetidas a esse modo de trabalho em comparação aos homens, isso se dá por um pensamento primitivo e ultrapassado que as veem as mulheres não como seres de livre arbítrio, mas sim como donas de casas de nascença responsáveis pelo cuidado de suas famílias, oque em consequência disso acaba impedindo-as de procurarem novas áreas. Desse modo, mantém-se o quadro de falta de ações sociais efetivas da quebra desse estereótipo da mulher na sociedade, visto como os principais impulsionadores desse cenário.

Portanto, é de extrema necessidade que o governo federal, com o dever de garantir os direitos dos cidadãos, juntamente com influências digitais, promovam campanhas sobre a valorização do trabalho da mulher como cuidadora. Isso pode ser feito por meio de palestras nas plataformas digitais, como Instagram e Facebook, a fim de atualizar a mentalidade dos brasileiros sobre a importância do trabalho das cuidadoras na sociedade e sua necessidade de boa remuneração. Além disso, também torna-se fundamental que o Estado implemente leis trabalhistas que legitimizem esse modo de trabalho, garantindo o retorno a quem o exerce. Assim, com tais ações tornam-se possível para o combate à invisibilidade do trabalho de cuidados realizadas pelas mulheres no Brasil, assim, mitigando a cegueira moral que perpetua essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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