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Por dan1el22
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O filme animado "Cinderela" da Walt Disney retrata a realidade de uma jovem explorada por sua família, totalmente privada de se divertir e viver normalmente, frequentemente diminuída e desvalorizada por sua posição de trabalhadora de cuidado. Fora das telas, é fato que a realidade apresentada no cinema pode ser relacionada àquela do século XXI: o etnocentrismo enraizado direcionado majoritariamente a essas mulheres e a negligência educacional em relação à temática.

Primeiramente, é necessário destacar o período escravista brasileiro, onde as mulheres eram escravizadas como objetos por suas "madames", sem receber qualquer tipo de promoção por seus afazeres, sendo abusadas psicologicamente e, muitas vezes, sexualmente, acarretando em suicídios e abortos como formas de resistência. No filme "Barbie", lançado em 2023, e apresentando o personagem Ken, ao chegar ao mundo real e perceber que, diferente da realidade de seu universo, as mulheres são vistas como inferiores e têm seus trabalhos e funções sociais desiguais em relação aos homens, a personagem feminina, Barbie, também recebe um choque cultural e entra em estado de colapso ao se dar conta das tribulações existentes em um mundo patriarcal. Assim, observa-se que existe uma raiz histórica e um etnocentrismo machista para a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

Em segunda análise, é relevante considerar a função das instituições de ensino como veículos para desenvolver o pensamento crítico. De acordo com o intelectual Paulo Freire, a educação muda o mundo, e essa frase pode ser relacionada à realidade brasileira de milhões de mulheres trabalhadoras de cuidado que são invisíveis na sociedade profissionalmente. Logo, é imprescindível uma mudança na postura educacional.

Portanto, medidas carecem de ser aplicadas para enfrentar os desafios da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Para isso, urge que o Ministério da Educação juntamente com o da Mulher crie, por meio de uma data dedicada às trabalhadoras, palestras, atividades lúdicas e aulas nas escolas do Brasil, a fim de conscientizar e capacitar os estudantes sobre a pluralidade de vidas brasileiras. Através de representantes importantes da profissão, eles verão exemplos reais de trabalhadores de cuidado e compartilharão experiências. Somente assim, a realidade de Cinderela se perpetuará apenas nos contos de fadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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