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Por Kerolainny
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A constituição de 1988 assegura que todos são iguais perante a lei. No entanto percebe-se que isso não ocorre no cenário atual brasileiro, visto que, os Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil é um grande exemplo desse viés. Desse modo, é evidente que essa problemática se desenvolve não só pela omissão estatal, mas também, pelo silenciamento populacional.
Diante desse cenário, é oportuno mencionar que o pensador Thomas Robbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do estado em proporcionar meios que garantam o processo do corpo social. A máxima do pensador, todavia, vai de encontro com o cenário vigente, uma vez que o poder público não promove ações que possam combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Logo, enquanto as autoridades forem negligentes as mulheres terão de conviver com a invisibilidade do trabalho de cuidado.
Alem disso, o silenciamento populacional também é um grande agravante do revés. Acerca desse fator a escritora Djamila Ribeiro afirma que " para pensar soluções para uma realidade, devemos tira- lá da invisibilidade". Esse pensamento pode ser associado ao cenário atual brasileiro, visto que, em virtude da omissão persiste os desafios para o enfrentamento do trabalho de cuidado. Dessa forma enquanto o silenciamento por parte da população existir, difícil será alterar o quadro nacional.
Mediante o exposto, observa se a necessidade de impedir a invisibilidade no trabalho de cuidado. Dessa forma cabe ao estado juntar-se aos meios midiáticos, criando campanhas para sensibilizar a população a respeito dos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil. Assim com essas medidas é possível combater o revés no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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