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Por i4chaerin
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#126435
O escritor Saramago, em Ensaio Sobre a Cegueira, discorre acerca da tendência de algumas pessoas em serem autocentradas e não se atentarem aos problemas sociais. Certamente, esse pressuposto é observado na realidade brasileira contemporânea, visto que a sociedade não costuma se importar com a invisibilização dos trabalhos de cuidado feitos por mulheres. Com isso, emerge um sério problema, em razão da influência familiar e do silenciamento.

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso ressaltar que a educação dada pelas famílias é um obstáculo presente na questão. Para Talcott Parsons, a função do núcleo familiar é produzir personalidades humanas. Similarmente, tal função, no Brasil, torna-se um desafio no que tange à colocação da figura feminina no papel de cuidadora, uma vez que várias meninas são ensinadas, desde a infância, que devem assumir a responsabilidade pelo trabalho doméstico e pelo bem estar de todos os membros da casa. Desse modo, mulheres, por vezes, crescem acreditando que precisam colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar e as famílias repassam essa crença às filhas.

Ademais, vale destacar que a falta de voz da figura feminina nos ambientes potencializa o problema. Sob esse viés, Foucault afirma que o silenciamento é um mecanismo utilizado para manutenção de poder em um sistema. De maneira análoga, essa afirmação é verificada na questão da dificuldade de lidar com desafios enfrentados pelas mulheres no país, devido ao fato de que muitas são julgadas por questionarem as atribuições desproporcionais que lhes são impostas. Como consequência, algumas delas sentem medo de se posicionar e permanecem caladas e subservientes, para que, assim, os homens de suas famílias possam focar em seus próprios interesses e manter uma estrutura de poder que os beneficia.

Portanto, faz-se necessário modificar o problema supracitado. Para isso, o Governo Federal deve criar um programa, por meio do Ministério da Mulher, com a finalidade de dar voz e atender as reivindicações das mulheres em torno do trabalho de cuidado. Tal ação pode, ainda, contar com campanhas para estimular a responsabilidade masculina. Paralelamente, é preciso intervir sobre a má influência familiar. Assim, o Brasil estará mais longe da realidade contada por Saramago.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por LuizGustavo7
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#0
C1: Poucos desvios, porém, no geral o suficiente para descontar 40 pontos. 160

C2: Abordagem bem feita, parabéns! Não notei nada de negativo nessa competência. 200

C3: Sua estrutura foi muito bem elaborada e gostei muito dos argumentos, porém, em contraste aos desvios de clareza cometidos e uma significável falha no geral da conclusão, reduzindo a fluidez do texto e deixando uma lacuna no que se é esperado, reduz 40 pontos. 160

C4: Repertório diversificado e utilizou bem os mecanismos linguísticos. Não notei nada de negativo nessa competência também, aliás, parabéns por ela!. 200

C5: Sua proposta faltou detalhar muita coisa além não ter sido bem elaborada e, por parte muito genérica, o fato de ter os 5 elementos e estar conectada aos problemas abordados talvez salve os 160, porém, há grandes chances de você receber 120 no ENEM. Teria sido melhor ter feito uma proposta apenas que daria uma chance maior a ela no geral, pois você não explicou em como será o programa em si, como ele estaria diretamente relacionado com a finalidade, além de o detalhamento "Tal ação pode, ainda, contar com campanhas para estimular a responsabilidade masculina" não ter agregado ao detalhamento da ação ou do que seria o programa, você não explicou e nem relacionou em como um programa com a finalidade de dar voz e atender as reivindicações das mulheres juntamente de campanhas poderia estimular a responsabilidade masculina. Sem contar que a segunda proposta ou ação "Paralelamente, é preciso intervir sobre a má influência familiar" agregou ainda mais para uma lacuna, adicionando uma na qual principalmente precisava de muitas explicações de como ocorreria e, assim, deixando uma maior confusão, apesar de não necessariamente precisar dos 5 elementos. 140

NOTA: 860.

Seus argumentos/repertórios foram muito bem escolhidos e realizados, mecanismo e estrutura bem elaborada, além de poucos desvios porém descontáveis. A maior falha mesmo foi na conclusão, mas de resto, a redação foi muito bem escrita, parabéns :mrgreen: !
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Por LuizGustavo7
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#126438
C1: Poucos desvios, porém, no geral o suficiente para descontar 40 pontos. 160

C2: Abordagem bem feita, parabéns! Não notei nada de negativo nessa competência. 200

C3: Sua estrutura foi muito bem elaborada e gostei muito dos argumentos, porém, em contraste aos desvios de clareza cometidos e uma significável falha no geral da conclusão, reduzindo a fluidez do texto e deixando uma lacuna no que se é esperado, reduz 40 pontos. 160

C4: Repertório diversificado e utilizou bem os mecanismos linguísticos. Não notei nada de negativo nessa competência também, aliás, parabéns por ela!. 200

C5: Sua proposta faltou detalhar muita coisa além não ter sido bem elaborada e, por parte muito genérica, o fato de ter os 5 elementos e estar conectada aos problemas abordados talvez salve os 160, porém, há grandes chances de você receber 120 no ENEM. Teria sido melhor ter feito uma proposta apenas que daria uma chance maior a ela no geral, pois você não explicou em como será o programa em si, como ele estaria diretamente relacionado com a finalidade, além de o detalhamento "Tal ação pode, ainda, contar com campanhas para estimular a responsabilidade masculina" não ter agregado ao detalhamento da ação ou do que seria o programa, você não explicou e nem relacionou em como um programa com a finalidade de dar voz e atender as reivindicações das mulheres juntamente de campanhas poderia estimular a responsabilidade masculina. Sem contar que a segunda proposta ou ação "Paralelamente, é preciso intervir sobre a má influência familiar" agregou ainda mais para uma lacuna, adicionando uma na qual principalmente precisava de muitas explicações de como ocorreria e, assim, deixando uma maior confusão, apesar de não necessariamente precisar dos 5 elementos. 140

NOTA: 860.

Seus argumentos/repertórios foram muito bem escolhidos e realizados, mecanismo e estrutura bem elaborada, além de poucos desvios porém descontáveis. A maior falha mesmo foi na conclusão, mas de resto, a redação foi muito bem escrita, parabéns :mrgreen: !
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