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Por joelaraujof
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Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita, na qual, o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, a realidade descrita pelo autor difere-se dá hodiernidade brasílica, dada a existência de desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, o que denota um grave problema coletivo. Dessa forma, cabe analisar os alicerces que sustentam a problemática, a saber, o sistema capitalista e a herança colonial.
Diante desse cenário, é mister relembrar o filósofo Karl Marx, segundo o qual, o modelo capitalista visa atribuir valor e destaque para profissões que geram maior fonte de renda. No entanto, a tarefa de cuidar não é compreendida como um trabalho importante em um sistema movido pelo capital, o que gera, por conseguinte, em más remunerações e em um apagamento da missão de cuidar de crianças e idosos, por exemplo. Desse modo, enquanto houver a carência de políticas públicas que visem beneficiar cuidadoras, difícil será superar essa mazela que atinge as mulheres.
Ademais, cabe rememorar o período do Brasil Colônia, no qual, mulheres negras e escravas desempenhavam a função de criação, cuidado e amamentação dos filhos dos seus senhores. Nesse viés, a manutenção das bases coloniais e suas ideias, fizeram com que, indubitavelmente, a mulher ao longo dos séculos tivesse suas tarefas inferiorizadas e rotuladas como uma obrigação feminina e uma predisposição genética. Dessa forma, enquanto houver a manutenção das ideias coloniais no pensamento social, difícil será mudar esse quadro lamentável.
Portanto, devem haver mudanças que atenuem esse contratempo cultural e socioeconômico. Para tanto, o governo federal -regulador de políticas e diretrizes nacionais- deve criar programas que ofereçam suporte financeiro para as mulheres cuidadoras por meio de verbas públicas, com a finalidade de trazer maior visibilidade para a população supracitada. Outrossim, o mesmo agente, em parceria com as escolas brasileiras, deve promover o debate sobre a importância do trabalho de cuidado exercido pela mulher no Brasil com o fito de mudar o pensamento social. Destarte, a sociedade brasileira se aproximará cada vez mais da coletividade descrita por Thomas More. :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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