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Por stelalimaf
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No livro "A Cor Púrpura", da aclamada autora estadunidense Alice Walker, a personagem Celie é constantemente agredida dentro de sua própria casa, mesmo sendo a responsável pelos afazeres do lar. Ilustra-se, nesse contexto, a invisibilidade das realizações femininas e o sofrimento resultante dessa situação. Analogamente, no Brasil contemporâneo, muitas mulheres têm os seus labores esquecidos pelo povo - em especial o trabalho doméstico e de assistência. Diante disso, cabe discorrer sobre os fatores históricos que se tornaram obstáculos para a exaltação da labuta feminina, bem como apontar a ineficiência do poder público em enfrentar esse quadro de irrepresentatividade trabalhista.
Com efeito, as origens da nação são um grande desafio para que a luta contra a falta de reconhecimento sofrida pelas cidadãs do Brasil seja efetiva. Isso porque, como explicitou o sociólogo canarinho Sérgio Buarque de Holanda, a sociedade brasiliense tem raízes no patriarcalismo, haja vista que os Senhores de Engenho, os quais compunham a elite colonial do país, detinham o controle dos corpos femininos - tanto das escravizadas quanto de suas esposas e filhas. É evidente, nesse sentido, que a mulher brasiliense passou por um processo de objetificação, o qual resultou na falta de visibilidade das realizações mulheris. Assim, atividades realizadas majoritariamente pela população feminina - como o trabalho de cuidado - são, ainda hoje, relegadas a um segundo plano social, resultando no apagamento laboral das mulheres na sociedade nacional vigente.
Outrossim, é notória a ineficácia estatal no combate à invisibilidade das cuidadoras no Brasil. Sob esse viés, o filósofo neocontratualista John Rawls afirmou ser papel do Estado promover a equidade populacional, isto é, a igualdade entre os diferentes - o que significa um igual reconhecimento de todas as profissões. Evidencia-se, no entanto, que tal preceito não ocorre no país, em razão da insuficiência de políticas públicas que visam à valorização das mulheres que realizam as atividades de auxílio. Dessa maneira, uma grande parcela populacional acaba ignorada pelo governo verde e amarelo e, consequentemente, esquecida pelo povo brasiliense.
Em suma, o quadro histórico do território e a inação governamental são graves entraves para a reversão da condição de invisibilidade que assola as assistentes do Brasil. Nesse âmbito, urge que o Ministério da Educação - órgão máximo responsável pela formação cidadã e pela transmissão dos saberes - eduque a população brasileira acerca do papel feminino no auxílio os necessitados. Para tal, por meio de um plano nacional, deve ser destinada verba para a veiculação de comerciais sobre a participação mulheril no cuidado de milhares de brasileiros, a fim de difundir o protagonismo das cuidadoras e vencer os estigmas da história patriarcal da pátria. Desse modo, vivências como a de Celie, e de muitas brasileiras, deixarão de ser comuns na nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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