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Por gabrielueue
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A obra "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, retrata a invisibilidade de certas problemáticas no âmbito social, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Em alusão, percebemos uma exemplificação da realidade vivenciada no país, uma vez que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher é um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Por isso, é importante destacar como a negligência estatal e o superficialismo social impulsionam o problema, com o intuito de resolvê-lo.
Em primeira análise, devemos ressaltar como a questão constitucional e a sua aplicação estão entre os fatores agravantes do problema. Segundo Thomas Hobbes, é dever do Estado proporcionar os meios para o progresso de toda coletividade. No entanto, percebe-se uma quebra dessa harmonia no que diz respeito ao trabalho de cuidado realizado pela mulher, haja vista as incansáveis horas de esforço e a remuneração inadequada ou não oferecida, ferindo seus direitos humanos e as deixando em situação de vulnerabilidade. Logo, enquanto a omissão governamental for a regra, desafios sociais estarão em debate.
Em concordância, o superficialismo social é outro entrave no que tange à questão. Considerando a omissão estatal, é possível perceber um crescimento na invisibilidade do problema, uma vez que, não incentivados à mudanças, os indivíduos tendem a permanecer em seu conforto. Também é perceptível um certo preconceito de gênero relacionado ao tema, quando se analisa que essas atividades são, majoritariamente, realizadas por mulheres, que além de se encontrarem em situação de pobreza, sofrem preconceitos raciais e étnicos, disparando a desigualdade social.
Portanto, é indispensável intervir sobre o assunto. Para isso, o Governo Federal deve investir em ações para dar visibilidade e importância ao tema, por meio de políticas que cobrem a remuneração adequada e legal para essas mulheres, e campanhas de incentivo à valorização e respeito das mesmas, com o intuito de construir uma sociedade igualitária e com direitos trabalhistas justos. Tais ações podem contribuir para o enfretamento da invisibilidade do trabalho de cuidado e entrar em harmonia com os preceitos de Thomas Hobbes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Fortes
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#126199
Olá, @gabrielueue!

Segue avaliação:

C1: 160/200
C2: 200/200
C3: 120/200
C4: 200/200
C5: 200/200

Total: 880/1000

Expectativas para o Enem: 860-920.

Boa sorte e bom descanso! :)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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